3 de março de 2015

Nián Shòu

۞ ADM Sleipnir



Nián Shòu (chinês 年 兽; 年 獸) é, de acordo com a mitologia chinesa, um monstro que habita no fundo dos mares ou nas montanhas. Ele é descrito como uma besta horrenda e com uma boca enorme, capaz de engolir várias pessoas com uma só mordida. Algumas tradições apresentam Nián Shòu como semelhante a um leão ou um dragão, mas de uma forma monstruosa.

De acordo com a lenda, uma vez por ano, nas proximidades do Ano Novo Chinês, o Nián Shòu deixava seu esconderijo para atacar aldeias, devorando os animais e as pessoas (principalmente crianças) que nelas viviam. Temendo por suas vidas, os moradores dessas aldeias procuravam refúgio nas montanhas ou então se trancavam em suas casas antes do pôr do sol.


Um dia, um velho passou por uma dessas aldeias na época do Ano Novo, e os moradores lhe disseram para fugir para as montanhas para evitar encontrar com o NIan Shou, mas ele disse que ele era capaz de afugentar o monstro. Incapazes de convencer o velho a fugir com eles para as montanhas, os moradores o deixaram para trás, certos de que ele seria devorado.

Vestido de vermelho, o velho sábio adornou as portas das casas com papel vermelho e começou a soltar os fogos de artifício, bater tambores e a tocar os gongos fortemente ao assim que avistou Nián Shòu. O monstro, sensível aos sons e intimidado pela cor vermelha, fugiu e nunca mais apareceu na vila novamente. Outra versão desta lenda conta que o monstro foi morto pelos habitantes do local após ficar atordoado com os sons e com a visão da cor vermelha.

Eventualmente, essas práticas começaram a se espalhar por outras aldeias e províncias, se tornando uma tradição que vêm sendo parte do ano novo chinês até hoje.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:

  1. só por curiosidade, a segunda imagem usada veio do jogo dota 2?

    ResponderExcluir
  2. tal vez ele esteja relacionado com tsunamis na região,

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby