11 de março de 2015

Nabu

۞ ADM Sleipnir

Nabu era o deus assírio/babilônico da sabedoria e da escrita. Sua consorte é a deusa das súplicas, TashmetumNabu era o guardião das Tábuas do Destino, nas quais o destino da humanidade foi registrado. Além disso, às vezes ele era adorado como um deus da fertilidade e como um deus da água. Nabu era conhecido como o escriba de Marduk e mais tarde assumiu o posto de deus de todos os escribas, usurpando o posto da deusa suméria Nisaba

Símbolos

Os símbolos da Nabu incluem a tabuinha de argila e a caneta de escrita. Ele é geralmente representado usando uma espécie de gorro com chifres, e com as mãos fazendo um gesto que simboliza o antigo sacerdócio. Ele geralmente monta um dragão alado chamado Sirrush, que foi dado a ele por Marduk.



Culto

O culto à Nabu foi introduzido na Babilônia pouco depois de 2000 a.C., e lá tornou-se conhecido como o filho de Marduk com sua consorte, Sarpanitum, sendo assim neto de Ea. Posteriormente, Nabu ele se tornou um dos principais deuses na Assíria, chegando a superar Marduk em popularidade, talvez por causa da associação de Marduk com a Babilônia, que era uma nação rival da Assíria. O centro do culto de Nabu ficava na cidade de Borsippa. Os assírios entoavam muitas orações e inscrições dedicadas a Nabu, além de nomearem crianças com o nome do deus em homenagem ao mesmo.

Durante o Festival de Ano Novo na Babilônia, a estátua de culto de Nabu era transportada de Borsippa para a Babilônia, e colocada junto com a de seu pai Marduk.

Outras Informações
  • Nabu é mencionado na Bíblia pelo nome de Nebo, em Isaías 46: 1 e Jeremias 48: 1;
  • Na astrologia babilônica, Nabu era conectado com o planeta Mercúrio. Como o deus da sabedoria e da escrita, ele foi comparado pelos gregos tanto a Apolo como a Hermes;
  • No Museu Britânico, está em exposição uma estátua de Nabu que foi originalmente construída na cidade de Nimrud (ou Calah, de acordo com as fontes bíblicas) durante o reinado do rei assírio Tiglate-Pilesar III.

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby