۞ ADM Sleipnir
Matangi (sig "elefante") é na mitologia hindu uma das mahavidyas, um grupo de dez deusas da sabedoria, manifestações da Mãe Divina (Devi). Ela é conhecida pelos epitetos de "a Negra", "A Exilada" , "Aquela que vence a enganação". Ela representa a perfeição do pensamento interior e tem domínio sobre o chakra da garganta, e, portando, a palavra falada. Matangi é uma forma escura da deusa Sarasvati, a deusa do conhecimento.
Matangi é geralmente descrita como uma bela mulher com uma pele de cor azul ou verde escuro. Ela possui longos cabelos negros e um corpo sensual. Muitas vezes Matangi é mostrada com um aguilhão, um papagaio, um laço, uma espada e uma vina, o mesmo instrumento da deusa Saraswati. Matangi tem três olhos, sendo o terceiro em sua testa. Ela é invocada pelos devotos que desejam criatividade, melhor eloqüência e conhecimento.
Matangi também é referida como a deusa que ama a poluição. Esse epíteto estranho vem de uma história de sua origem. Vishnu e Lakshmi tinham ido visitar Shiva e Parvati, trazendo com eles vários alimentos, mas no meio do caminho alguns caíram no chão e surgiu Matangi pedindo as sobras. Então, Shiva disse que quem a adorasse seria muito bem sucedido financeiramente, e a nomeou de Matangini. Restos de comida são considerados, no hinduísmo, poluição.
Boa tarde!
ResponderExcluiro site é muito esclarecedor,completo eu gostei muito e foi muito útil para mim eu recomendo,
gratidão eobrigada.
Muito obrigada por este material belíssimo.
ResponderExcluirObrigado você por comentar!!!
Excluir