19 de março de 2015

Nêmesis

۞ ADM Sleipnir



Nêmesis (em grego,Νέμεσις, Némesis), é na mitologia grega a deusa da vingança divina, encarregada de punir aqueles cujos crimes ficaram impunes pela justiça dos homens, e também o excesso de felicidade ou de orgulho dos reis. Como tal, Nêmesis é associada com as Moiras e as Erínias (Fúrias), divindades que lidam com o destino mortal e a emoção. O seu epíteto Erínis ("implacável"), além de relacioná-la a estas últimas, era também aplicado às deusas Deméter e CibeleOs romanos costumavam chamar Nêmesis por seu nome grego, mas as vezes à designavam como Invidia (Inveja) ou Rivalitas (Rivalidade).

Nêmesis é frequentemente representada como uma deusa alada e empunhando uma espada. Seus atributos são um ramo de macieira, rédeas, um chicote, uma espada e uma balança.


De acordo com a Teogonia de Hesíodo, Nêmesis é filha sem-pai da deusa primordial NixJá de acordo com o pseudo-Higino, ela seria filha de Nix e Érebo. O geógrafo Pausânias atribui sua paternidade aos titãs Tétis e Oceano. Alguns mitos afirmam ainda que Zeus e Têmis seriam os seus pais. Um desses mitos é o que conta o nascimento de Helena de Tróia

De acordo com o mito, Nêmesis era muito bela, tendo sua bela comparada inclusive com a de Afrodite. Ela acabou despertando o desejo de Zeus, que passou a persegui-la incessantemente. Para fugir de sua perseguição, Nêmesis percorreu o mundo inteiro se metamorfoseando em vários animais, mas Zeus sempre a encontrava. No fim, Nêmesis se metamorfoseou em gansa, e Zeus, transformado em cisne, uniu-se a ela. Como resultado dessa união, Nêmesis, anida na forma de gansa, pôs um ovo e o escondeu num bosque sagrado. Encontrado posteriormente por um pastor, o ovo foi entregue a Leda, que o guardou num cesto. No tempo devido, nasceram os imortais Pólux (Policeudes) e Helena

Na arte grega, Nêmesis muitas vezes é representada ao lado de Tique, apontando um dedo acusador para Páris enquanto este seduz Helena, que nessa versão é sua filha. Vale notar que em outra variante do mito, mais famosa inclusive, é a própria Leda quem se une a Zeus e põe não um, mas dois ovos.

Nêmesis também figura no mito de Narciso, onde um jovem chamado Amínias se apaixonou por ele, porém foi cruelmente rejeitado. Desesperado, Amínias suicidou-se aos pés de Narciso com um punhal, implorando à deusa Nêmesis que o vingasse. Por isso, a deusa fez o belo Narciso apaixonar-se por sua própria imagem refletida em uma piscina, onde o mesmo passou a contemplá-la obsessivamente até morrer.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

3 comentários:

  1. Ederson Maia - Inconcert Literatura -26 de março de 2015 12:17

    Reza há lenda que essa deusa, Nêmesis. Julgava justamente qualquer que era polpado pela corrupta justiça dos homens, fazendo assim valer sua performance de justiceira. Mas, no ano 410; milhões antes Antes de C, ela se apaixonou por um marginal. Mesmo sendo o tal elemento liberado pela vasta justiça dos guerreiros e pelos do poder Majistral de "Bannerfunn", cidade onde a deusa nasceu, e onde sua mãe foi estuprada e porta, na rua direita da cidade. Ela teve dois filhos do criminoso que, se chamava Sansiuão. Quando nasceu a filha do meio, nesse repugnante relacionamento, o assassino de sua mãe, (ela ainda não sabia disso, e mesmo depois de trinta anos casada com ele) cogitou colocar "Rafinn" cujo nome era de sua mãe, a mãe de Nêmesis. Ela perguntou o porquê de tal nome em sua filha. O seu marido lhe falou que tinha tido uma transa apenas, com uma modesta e bela mulher madura, e gamou nela. Tudo veio à tona. Se descobriu que o assassino e violentador de sua mãe, era o seu amado e querido marido. Por esse motivo, Nêmesis matou ele, e suas filhas. Até hoje ela vive a chorar pelas montanhas do Alasca. Uma expedição de historiadores britânicos, relataram em 1742, que tinham visto a presença de uma linda e imponente mulher, sobre uma grande geleira não muito distante do Arquipélago dos Aleutas, no Hemisfério Oriental. Segundo eles, ela apenas chorava, e chorava muito, quando se aproximaram um pouco mais dela, com apenas um sopro expeliu a grande embarcação para dez tiros de queda distante.
    Ederson Maia - Inconcert Literatura -

    ResponderExcluir
  2. Legal, mas e a terceira postagem que tem fotos do jogo smite, pq?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque foram as mais belas imagens que consegui encontrar da deusa.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby