O Vaqueiro Misterioso é uma figura misteriosa cuja lenda, de origem lusitana, é famosa nos sertões nordestinos. Sua lenda também é conhecida, com variantes locais, em outras áreas de pastoreio do país.
Segundo a lenda, o Vaqueiro Misterioso é um homem trajando roupas bem velhas e surradas e montado em um cavalo velho e fraco. Ele também usa um chapéu de vaqueiro encobrindo o seu olhar. Ninguém sabe dizer de onde veio nem o que faz. Tem muitos nomes diferentes e, algumas vezes, nome algum.
Ele aparece de repente, durante vaquejadas e outras competições envolvendo o gado. Devido à sua aparência humilde, torna-se alvo de zombaria dos demais vaqueiros, porém, ao começar a competição, ele se mostra o mais ágil e habilidoso de todos. Ele acaba vencendo todas as competições em que participa, sendo aclamado pela multidão e desejado pelas mulheres. Ele, porém, recusa todas as honrarias e acaba desaparecendo do mesmo modo como surgiu, sem deixar rastros.
Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, o Vaqueiro Misteiroso é moralmente "um símbolo da velha profissão heróica, sem registros e sem prêmios, contando-se as vitórias anônimas superiores às derrotas assistidas pelas serras, grotões e várzeas, testemunhas que nunca prestarão depoimento para esclarecer o fim terrível daqueles que vivem correndo atrás da morte."
muito bom
ResponderExcluirMuito interessante, o próprio Camara Cascudo relata que já encontrou um destes personagens chamado de Ventura. E há uma lenda da Onça Borges que enriqueceria muito mais este artigo. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirEstou dando uma revisada no post do Vaqueiro Misterioso, verei se consigo atualizar com essa lenda da Onça Borges, e talvez fazer um post só para ela também.
Excluir