Image Map

9 de março de 2015

Vaqueiro Misterioso

۞ ADM Sleipnir



Vaqueiro Misterioso é uma figura misteriosa cuja lenda, de origem lusitana, é famosa nos sertões nordestinos. Sua lenda também é conhecida, com variantes locais, em outras áreas de pastoreio do país. 

Segundo a lenda, o Vaqueiro Misterioso é um homem trajando roupas bem velhas e surradas e montado em um cavalo velho e fraco. Ele também usa um chapéu de vaqueiro encobrindo o seu olhar. Ninguém sabe dizer de onde veio nem o que faz. Tem muitos nomes diferentes e, algumas vezes, nome algum.

Ele aparece de repente, durante vaquejadas e outras competições envolvendo o gado. Devido à sua aparência humilde, torna-se alvo de zombaria dos demais vaqueiros, porém, ao começar a competição, ele se mostra o mais ágil e habilidoso de todos. Ele acaba vencendo todas as competições em que participa, sendo aclamado pela multidão e desejado pelas mulheres. Ele, porém, recusa todas as honrarias e acaba desaparecendo do mesmo modo como surgiu, sem deixar rastros.

Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, o Vaqueiro Misteiroso é moralmente "um símbolo da velha profissão heróica, sem registros e sem prêmios, contando-se as vitórias anônimas superiores às derrotas assistidas pelas serras, grotões e várzeas, testemunhas que nunca prestarão depoimento para esclarecer o fim terrível daqueles que vivem correndo atrás da morte."



NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

2 comentários:

  1. Muito interessante, o próprio Camara Cascudo relata que já encontrou um destes personagens chamado de Ventura. E há uma lenda da Onça Borges que enriqueceria muito mais este artigo. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby