Image Map

9 de março de 2015

Vaqueiro Misterioso

۞ ADM Sleipnir



Vaqueiro Misterioso é uma figura misteriosa cuja lenda, de origem lusitana, é famosa nos sertões nordestinos. Sua lenda também é conhecida, com variantes locais, em outras áreas de pastoreio do país. 

Segundo a lenda, o Vaqueiro Misterioso é um homem trajando roupas bem velhas e surradas e montado em um cavalo velho e fraco. Ele também usa um chapéu de vaqueiro encobrindo o seu olhar. Ninguém sabe dizer de onde veio nem o que faz. Tem muitos nomes diferentes e, algumas vezes, nome algum.

Ele aparece de repente, durante vaquejadas e outras competições envolvendo o gado. Devido à sua aparência humilde, torna-se alvo de zombaria dos demais vaqueiros, porém, ao começar a competição, ele se mostra o mais ágil e habilidoso de todos. Ele acaba vencendo todas as competições em que participa, sendo aclamado pela multidão e desejado pelas mulheres. Ele, porém, recusa todas as honrarias e acaba desaparecendo do mesmo modo como surgiu, sem deixar rastros.

Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, o Vaqueiro Misteiroso é moralmente "um símbolo da velha profissão heróica, sem registros e sem prêmios, contando-se as vitórias anônimas superiores às derrotas assistidas pelas serras, grotões e várzeas, testemunhas que nunca prestarão depoimento para esclarecer o fim terrível daqueles que vivem correndo atrás da morte."



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Muito interessante, o próprio Camara Cascudo relata que já encontrou um destes personagens chamado de Ventura. E há uma lenda da Onça Borges que enriqueceria muito mais este artigo. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou dando uma revisada no post do Vaqueiro Misterioso, verei se consigo atualizar com essa lenda da Onça Borges, e talvez fazer um post só para ela também.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby