۞ ADM Sleipnir
Epona era a deusa galo-romana dos cavalos, sendo originalmente associada a terra e a fertilidade. Seu nome é derivado da língua gaélica e significa "Grande Égua". Epona era cultuada em muitas regiões como a deusa protetora dos cavalos, burros, mulas e de seus cavaleiros. Ela chegou a ser adorada por soldados romanos, que colocavam santuários decorados com rosas em cada estábulo.
A deusa irlandesa Macha é vista por muitos como uma manifestação de Epona. Epona também é geralmente associada a deusa galesa Rhiannon.
Epona é normalmente representada como uma jovem mulher parcialmente vestida, montada em um cavalo (geralmente branco) ou ladeada por dois ou mais cavalos ou potros. Ela também costumava ser representada sentada em um trono com dois potros se alimentando em seu colo. Em um relevo antigo, ela é mostrada sentada em um trono com tríades de cavalos de cada lado, enquanto um porco está sendo sacrificado. Ela era muitas vezes representada com uma série de atributos, como a cornucópia ou a patera (espécie de bacia de cerâmica onde eram feitas as oferendas, semelhante a um caldeirão raso), que a relacionam com a abundância e a prosperidade.
A deusa irlandesa Macha é vista por muitos como uma manifestação de Epona. Epona também é geralmente associada a deusa galesa Rhiannon.
No último parágrafo o certo é Amazona, mesmo ela não sendo guerreira, é o feminino de cavaleiro na grafia.
ResponderExcluirObrigado. Vou modificar!
Excluir