Image Map

15 de julho de 2022

Tunda

۞ ADM Sleipnir

Arte de octaviogfx

A Tunda (La Tunda em espanhol) é uma perigosa e perversa criatura das florestas, pertencente ao folclore da região costeira do Pacífico colombiana (em particular, na comunidade afro-americana do departamento de Chocó) e também do Equador. De acordo com as lendas, ela atrai pessoas para dentro das florestas e as mantém em cativeiro enquanto se alimenta continuamente de seu sangue.

Uma entidade metamórfica, a Tunda assemelhasse normalmente a uma mulher humana bastante feia, com um molinillo (um utensílio doméstico, mais especificamente uma espécie de batedor) no lugar de uma das pernas. Para atrair suas vítimas, ela primeiramente assume uma forma mais agradável para elas, como uma pessoa conhecida ou amada, ou ainda a forma de uma bela e sedutora mulher. Depois, as convence a acompanha-la até a floresta, onde acabam sendo capturadas e presas. Uma vez em seu cativeiro, suas vítimas são mantidas vivas e alimentadas com camarões, dieta essa que com o tempo vão deixando-as menos agitadas e mais dóceis, processo esse conhecido como entundamiento. Os "entundados" aprendem a amar a Tunda e rejeitar os seres humanos. Enquanto isso, a Tunda se alimenta de seu sangue sem qualquer reação por parte deles.


Dizem que a metamorfose da Tunda não é perfeita, já que embora ela consiga imitar a aparência e até a voz das pessoas, ela não consegue transformar o molinillo que possui no lugar de uma das pernas. Assim, perceber esse detalhe pode fazer com que a pessoa consiga rejeitar seu convite e fugir dela enquanto há tempo. Outra tática que evita a abordagem da Tunda é andar acompanhado de um cão. No caso de alguém que já está entundado, para reverter o processo é preciso realizar um ritual onde tocam-se bombos e cununos, ministram-se algumas ervas e rezas. Durante todo o processo, o padrinho e a madrinha do entundado deve estar presente para que o ritual surta efeito.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Interessante, no meu entendimento, a tunda é um tipo de vampiro. O que também me faz pensar, será que as pessoas viram também uma tunda depois que o seu sangue deles é sugado? 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que eu encontrei foi sobre as vítimas entrando nesse estado de passividade, que pode ser revertido. Não li nada sobre elas se tornarem Tundas.

      Excluir
  2. Classificação mitologia latino americana

    ResponderExcluir
  3. Sou do Equador de esmeraldas, lembro muito bem dessas lendas contadas pelos meus ancestrais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom conhecer pessoas que tiveram contato com essas lendas. Obrigado pelo comentário.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby