Image Map

10 de março de 2021

Vassago

۞ ADM Sleipnir

Arte de Michael Sugianto

Vassago é, de acordo com a demonologia um poderoso príncipe infernal e comandante de vinte e seis legiões de demônios. De acordo com a Goetia, ele é o 3º dentre os 72 espíritos de Salomão. Ele é conjurado geralmente em rituais de adivinhação, sendo capaz de discernir passado, presente e futuro, além de ser capaz de encontrar coisas escondidas ou perdidas, caso seja do desejo de seu conjurador. É dito que Vassago possui uma natureza bondosa e bem humorada. 

Selo de Vassago

Sobre sua aparência, Vassago é um dos poucos espíritos goetianos ao qual as obras que discorrem sobre o assunto fornecem informações vagas, resumindo-se apenas em descrevê-lo como "semelhante a Agares" (um homem montado em um crocodilo e carregando uma ave no punho esquerdo). Segundo o relato de um magista que o teria invocado, Vassago apareceu como "um dragão rubro como sangue, com mais de 9 metros de comprimento." A criatura observada por esse magista caracterizava-a como sendo quadrúpede, tendo grandes asas vermelhas, olhos verdes e presas brancas.



Cultura Popular
  • Vassago aparece como inimigo na franquia de jogos Final Fantasy (III, XI online e XIV). Ele também aparece nos jogos da franquia Castlevania: Lament of Innocence e Curse of Darkness como um inimigo menor, que se assemelha a uma criatura fantasmagórica flutuante armada com machados. 
  • Um monstro chamado Vassago aparece em Tales of Destiny 2 como o segundo chefe;
  • No romance Esconderijo, de Dean Koontz, o principal antagonista é um serial killer que voltou do Inferno e usa o nome Vassago em vez de seu nome verdadeiro;
  • No cardgame Yu-Gi-Oh!, há uma carta de monstro baseada em Vassago, chamada Versago, o Destruidor;
  • No mangá e anime Magi: The Labyrinth of Magic, Vassago é o djinn de Armakan Amun Ra;
  • Em Sword Art Online, um antagonista secundário se chama Vassago Casals;
  • Nos quadrinhos, Vassago é o nome um unicórnio demoníaco, corcel da personagem Lady Death.
Lady Death e seu corcel Vassago


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. sempre achei ele o espirito mais interessante de goetia,pela descrição de ser de boa natureza. ja q normalmente demonios são maus.

    ResponderExcluir
  2. Sem acrescentar nada de importante, só achando legal falar, em Sword Art Online, um dos antagonistas do anime que ficou até o final, tinha o nome de Vassago, referenciado de dentro da própria obra ao Príncipe Infernal

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler uma fanfic, e nela tocava nos assuntos sobre demonios,quando ouvi sobre vassago quis saber mais sobre, ficou confusa, como assim demonio de natureza bontoza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como ele é descrito na maioria das obras antigas e modernas acerca do assunto. Vale lembrar que eles não são vistos como "demônios" por todo mundo.

      Excluir
  4. Meu anjo cabalístico é Sitael e meu daemon é o Vassago.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby