Image Map

19 de maio de 2021

Mamba

۞ ADM Sleipnir

Arte de Culpeo-fox

Mamba (conhecido como "Rei das Serpentes") é uma enorme serpente pertencente ao folclore do povo San, habitante do deserto Kalahari (que abrange partes de Angola, do Botsuana, Namíbia e África do Sul). Os Sãs crêem que nos tempos antigos, Mamba detinha o controle de todo o gado da região. Um de seus mitos envolve a serpente sendo enganada por um herói cultural errante chamado Heise, que faz com que ela entregue todo o seu gado aos homens.

Por um tempo, Heise e Mamba foram amigos e conversavam sobre muitas coisas um com o outro. Um dia, Heise sugeriu que gostaria de ganhar algumas vacas para si mesmo. Mamba então comentou que precisava de um curral para evitar que seu gado vagasse. Heise construiu o curral e, quando terminou, pediu a Mamba que lhe desse algumas vacas em troca. Ignorando o pedido, Mamba reclamou que se sentia tão frio que não conseguiria raciocinar até que estivesse quente novamente. Então Heise coletou lenha e fez uma fogueira para aquecer seu amigo. Uma vez que Mamba estava confortável, Heise novamente pediu-lhe para honrar seu acordo. Mais uma vez, Mamba mudou de assunto. 

Percebendo que Mamba não tinha intenção de cumprir sua parte no acordo, Heise ficou muito zangado, e então resolveu apelar para a vaidade de Mamba, declarando que quem conseguisse pular a fogueira seria considerado o mais bravo dos bravos. Heise saltou primeiro através do fogo, pousando em segurança do outro lado. Mamba certamente era tão corajoso quanto Heise, mas seu corpo comprido não era tão ágil quanto o do caçador. Ao tentar pular sobre a fogueira, a grande serpente pousou nas chamas e queimou até que não houvesse mais nada além de cinzas. Dessa forma, Heise ficou com todo o gado que pertencia ao rei Mamba, agrupados e ordenados no novíssimo curral que ele próprio havia construído. Posteriormente, Heise distribuiu o gado para os homens.

fonte:

  • African Mythology A to Z (Second Edition), por Patricia Ann Lynch e  Jeremy Roberts.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Heise: amigo me dá um pouco do seu gado?
    Mamba: estou com frio, meeh~.
    Heise: Pois queime até virar pó salafrário de uma figa.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby