Image Map

14 de maio de 2021

Zenki e Goki

۞ ADM Sleipnir


Zenki (前鬼, "demônio frontal") e Goki (後鬼, "demônio retaguarda) são um casal de onis (demônios yokai), respectivamente um macho e o outro fêmea, que segundo as lendas eram servos de En-no-Ozuno (nascido em 634 - morto entre 700 e 707, também chamado En no Gyōja), o fundador do Shugendō, forma de budismo originária do Japão, formado por elementos sincréticos de diversas tradições religiosas, dentre elas o xintoísmo, o taoismo e crenças animistas pré-budistas. 

Representações de En-no-Ozuno em obras de arte japonesas comumente ilustram esses dois oni o acompanhando lado a lado ou com Zenki, sendo o oni vermelho empunhando um machado e estando à frente de Ozuno e Goki, o oni azul, atrás dele, carregando uma jarra contendo uma água sagrada (às vezes as suas cores e os itens que trazem são trocados). Zenki e Goki são associados por alguns escritores ao Yin e Yang, e seus cinco filhos (dos quais não se tem muitas informações) aos 5 elementos: madeira, fogo, terra, metal e água.


Existem muitas lendas diferentes sobre os dois, mas em todas elas, Zenki e Goki eram seres malignos que eventualmente encontram com En-no-Ozuno, se arrependem de seus pecados e e passam a serem seus discípulos e servos. Inclusive, antes de sua conversão, Zenki se chamava Sekigan (赤 目, "Olhos Vermelhos"; também pronunciado Shakugan) enquanto sua esposa Goki se chamava Kōkō (黄 口, "Olhos amarelos"). Enquanto onis, Zenki possui uma coloração vermelha, enquanto Goki possui uma coloração azul.

Um lenda ainda diz que  Ozuno fez Zenki e Goki viverem no interior do Monte Kinpu de Yoshino (ao norte do Monte Ōmine) para proteger os discípulos da prática ascética. Outra lenda conta que En-no-Ozuno entregou aos dois quatro versos em louvor a Buda - versos esses que tinham o poder de conceder a salvação e elevar um coração iluminado. Após recitar regularmente esses versos, Zenki e Goki eventualmente foram capazes de se tornar humanos, mais uma vez mudando de nome: Zenki passou a se chamar Otomaru (乙 丸) e Goki, Wakamaru (若 丸). 


Cultura Popular

  • No anime/mangá Shaman King, Zenki e Goki são dois Shikigamis são dois Shikigami usados ​​por Asakura Hao em sua primeira vida e mais tarde caíram sob o controle de Kyōyama Anna;
  • O anime/mangá Kishin Douji Zenki traz um plot onde um descendente de Ozuno, Chiaki, liberta Zenki e ao seu lado luta para purificar pessoas que foram transformadas em monstros pela deusa demoníaca Karura;
  • No game Nioh 2Zenki e Goki dão nome à dois machados.
Zenki e Goki em Shaman King



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Esse Kishin Douji Zenki descrito na parte da cultura popular eu lembro de ter visto a uns 9 anos atras,deu até nostalgia

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby