Image Map

25 de fevereiro de 2022

Ayayema

۞ ADM Sleipnir

Arte de Raul Maldonado

Ayayema é uma espécie de espírito maligno pertencente ao folclore do povo indígena Kawésqar (também conhecido como Alacalufe, Kaweskar, Alacaluf ou Halakwulu), habitantes da região da Patagônia chilena. Ele é tido como a personificação dos infortúnios que acometem a comunidade Kawésqar, como danos causados fortes ventos, doenças, dentre outros incidentes.

Durante o dia, Ayayema habita um pântano chamado "Papi", de onde só sai à noite para vagar pelas florestas e também pela comunidade Kawésqar, impondo sua presença maligna sobre o povo. Sua presença é denunciada pelo cheiro pútrido que o acompanha. Ele convoca fortes ventos e faz com que canoas virem; também faz com que o fogo dentro das cabanas Kawésqar se descontrole, lançando pedaços de carvão na pele dos que dentro delas dormem e também aumentando de tamanho a ponto de por fogo em tudo. Doenças misteriosas se abatem sobre a comunidade, e as caças se tornam infrutíferas. Uma vez que a presença de um Ayayema é detectada, não há nada o que fazer além de mudar o acampamento para outro local.

Ao que parece, embora caótico, esse ser não era tido pelos Kawésqar como um espírito propriamente maligno, passando a ser denotado como tal após o contato e influência com os cristãos espanhóis, que logo estabeleceram uma relação entre suas ações e o diabo.
fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Manos, estou pensando em escrever um livro com criaturas de diversas Mitologias diferentes e misturar tudo, na vdd um filme seria mais interessante ou série, até jogo, mas pra mim é mais fácil um Livro que se fizer sucesso poderá ser adaptado pra Filme, Série ou Jogo, o meu maior inimigo é a Preguiça

    Essa criatura é Interessante e mostra que os Índios também sabiam criar mitos, este segundo desenho da criatura em Particular parece algo saído do Anime Attack on Titan, grande Abraço para o pessoal do Blog 👍🏽.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vença essa preguiça rs! Um abraço para você também!

      Excluir
  2. Essa criatura parece algo que eu veria em Dark Souls, porque, por mais maligna que seja, o design é incrível

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby