Image Map

8 de fevereiro de 2022

Khonvoum

۞ ADM Sleipnir


Khonvoum (Chorum, Khonuum, Khonvum, Kmvoum) é o deus supremo e criador pertencente à mitologia dos povos pigmeus de Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Gabão e República do Congo. Ele é a divindade mais importante do panteão, e além  de um deus criador era também um deus da caça, conhecido como "o grande caçador". Ele carrega consigo um arco feito com duas cobras e que para os mortais parecem um arco-íris. 

Khonvoum não faz contato com os humanos diretamente, mas por meio de um intermediário animal: ou através de um elefante chamado Gor ("O Trovão") ou através de um camaleão.

A criação dos homens

Após criar o mundo, Khonvoum baixou os primeiros humanos - os pigmeus - do céu para a Terra. Segundo algumas lendas, ele criou homens negros e brancos respectivamente de barro preto e branco, e os pigmeus do barro vermelho. Existem dez populações distintas de pigmeus na África: Aka, Ake, Baka, Benzele, Bongo, Efe, Gyelli, Mbuti, Tikar e Tswa. Eles tradicionalmente vivem como caçadores-coletores em algumas das florestas mais inóspitas da África. Khonvoum providencia para eles toda a vida animal e a exuberante vegetação da floresta para sustentar suas vidas.

Renovando o sol

A tarefa noturna de Khonvoum é a de renovar o Sol para que ele possa nascer novamente no dia seguinte. Para fazer isso, Khonvoum recolhe fragmentos das estrelas e as atira no Sol, revitalizando-o assim sua energia.

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

fontes:
  • A Bíblia da Mitologia, de Sarah Bartlett;
  • African Mythology A to Z, 2ª Edição, de Patricia Ann Lynch e Jeremy Roberts;
  • Encyclopedia of Ancient Deities, de Charles Russel Coulter e Patricia Turner.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby