Image Map

1 de julho de 2022

Watauinewa

۞ ADM Sleipnir

Arte de Marco Morales (Peyeyo)

Watauinewa (ou Watavinewa) é a principal divindade pertencente à mitologia do povo indígena Yagán, habitantes da Terra do Fogo, na extremidade sul da América do Sul. Seu nome significa "o antigo, o velho, o eterno, o invariável"; e ele também é respeitosamente chamado de Hitapuan ("meu pai"), ou Abailakin ("o forte ou poderoso"). 

Watauinewa é um ser intangível, bondoso e justo que mora no céu, o que deu origem ao termo Watauinewa sef ("céu de Watauinewa"). Embora não haja consenso se ele é o criador de todas as coisas, Watauinewa é considerado o monarca e mestre da criação. Ele é creditado como aquele que ensinou as pessoas a viverem e lhes deu o conhecimento sobre como plantar, caçar, construir casas, fazer roupas, vida em comunidade, entre outros.

Watauinewa vê tudo o que acontece no mundo, e cada ação que ocorre no mundo é porque ele permite. Ele é uma divindade que recompensa aqueles que fazem o bem e seguem os seus preceitos, enquanto pune os que praticam o mal e vão contra seus ensinamentos.

Arte de Matías Hunrichse

fonte:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Interessante como muitas culturas tem essa ideia de um ser poderoso central.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby