16 de dezembro de 2012

Nix

۞ ADM Sleipnir


Nix é uma das deusas mais poderosas da mitologia grega, a personificação da noite, que desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres da existência. Filha do Caos, irmã gêmea de Érebo, a personificação da escuridão, eles foram as primeiras criaturas a emergir do vazio. Dessas forças primordiais sobreveio o resto das divindades gregas. Foi Nix que colocou Hélios entre seus filhos: Hemera, Éther e Hespérides, quando os outros Titãs tentaram assassinar Hélios.

Deusa dos segredos e mistérios noturnos, rainha dos astros da noite, era cultuada por bruxas e feiticeiras, que acreditavam que ela dava fertilidade a terra para brotar ervas encantadas. Acreditava-se que Nix tinha total controle sobre vida e morte, tanto de homens como de Deuses, e os outros deuses respeitavam-na e a temiam. Zeus tinha enorme respeito e temível pavor da deusa da Noite.

Diziam que ela conhecia o segredo da imortalidade dos Deuses podendo tirá-la e transformar um Deus em mortal, como ela fez com Cronos, após ser destronado por Zeus. Assim como Hades, Nix possuía um capuz que a tornava invisível e podia assistir ao universo sem ser notada. Algumas vezes, a exemplo de Hades, cujo nome evitava-se de pronunciar, davam a Nix nomes gregos de Eufrone e Eulalia, isto é, Mãe do bom conselho.

Nix aparecia ora como uma deusa benéfica simbolizando a beleza da noite; ora como a cruel deidade do Tártaro, a Tartárea, que proferia maldições e castigava com terror noturno. Era também considerada deusa da Morte, a primeira rainha do mundo das Trevas e tinha dons proféticos.


Representações

Nix era representada com um manto negro recamado de estrelas por cima de sua cabeça ou representavam-na como uma mulher nua, com longas asas de morcego e um fanal na mão. Também era representada coroada de papoulas e envolta num grande manto negro, estrelado. Na mitologia grega a papoula era relacionada à Hipnos, que a tinha como planta favorita e, por isso, era representado com os frutos desta planta na mão.Outras vezes era representada num carro arrastado por cavalos pretos, com um vasto véu semeado de estrelas e com uma lua minguante na testa ou como brincos.

Descendência

Nix deu origem a um número de crias. Algumas dessas crianças da Noite eram Éris (a Discórdia ou Altercação), as moiras (Cloto, Lachesis e Atropos), Nêmesis, a ética, o éter, o dia, o destino, as queres, a miséria, os sonhos, os irmão gêmeos Hipnos (Deus do sono) e Thanatos (Deus da morte). Conquanto esses seres nasceram de deusas isoladas, sem um pai, Nix também teve filhos do deus Érebo. Dele, a divindade deu à luz Éter, o ar e Hemera, o Dia.

Dizia-se que ela dominava os limites do mundo e sozinha, sem se unir a outra divindade, procriara outros filhos:

·         Moros, o inevitável e inflexível destino;
·         Leto, o esquecimento;
·         Kera, a morte em batalha;
·         Oniro, a legião dos Sonhos;
·         Momos ou Delirium, o escárnio;
·         Oizus, a miséria;
·         Hespérides, as guardiãs dos pomos de ouro;
·         Apate, o engano e a fraude;
·         Philotes, a amizade;
·         Geras, a velhice;
·         Phtono, a inveja;
·         Ênio Belona, deusa da carnificina;
·         Lissa, a loucura e desespero;
·        Caronte, o barqueiro do mundo dos mortos;
·         Em uma versão, as Erínias seriam filhas de Nix.

Os filhos de Nix eram a hierarquia em poder para os deuses, e sua maioria eram divindades que habitavam o mundo subterrâneo e representavam forças indomáveis e que nenhum outro Deus poderia conter. Tudo quanto havia de doloroso na vida dizia-se ser obra de Nix. A maior parte dos outros descendentes de Nix que são apenas conceitos e abstrações personificados e sua importância nos mitos é muito variável.


fontes:
Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

9 comentários:

  1. Ótimo trabalho !
    vocês poderiam fazer um post sobre Érebo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia 11 de abril aqui no blog!!!

      Excluir
    2. Se puderem façam também sobre Ofíon, tártaro, gaia e outros primordiais da mitologia grega

      Excluir
    3. Claro, dentro do possível estaremos trazendo todos eles ao blog em breve!

      Excluir
  2. amei !! to fazendo um trabalho sobre ela e esse foi o melhor site q encontrei !!! valeu me ajudaram bastante !!!

    ResponderExcluir
  3. Érebo certa vez repreendeu NIx por estar totalmente nua, passeando sobre os céus do Oriente com um rapaz estranho, relatos dizem que seu nome era "DONALILON" filho do deus "Genamlo" aquele que domina as estrelas do lado Oeste da china. Nix ficou grávida e gerou então "PILATHONOS" um filho que nasceu coxo e cego. Nix o sacrificou oferecendo ao deus Genamlo. Nix durou mil anos, e faleceu sobre a estrela Acrux.

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito com o meu trabalho da escola, gostei demais.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby