Image Map

16 de dezembro de 2012

Nix

۞ ADM Sleipnir


Nix (do grego Νυξ, "noite") é na mitologia grega a deusa que personifica a noite, e um dos protogenoi (deuses primordiais). De acordo com o poeta Hesíodo, ela era filha de Caos, o primeiro dos deuses primordiais a surgir no início da criação, e seu irmão e consorte era Érebo, a personificação da escuridão. Já de acordo com a religião órfica, ela era filha da divindade primordial FanesSua equivalente na mitologia romana é a deusa Nox.

Iconografia

Nix é normalmente retratada como uma mulher vestida de preto e cercada por uma névoa escura ou um manto estrelado. Nas artes clássicas, era foi retratada como uma mulher alada com uma auréola de nuvens escuras sobre a cabeça, às vezes conduzindo uma carruagem.

Arte de eunchong

Descendência

Unindo-se a Érebo, Nix gerou as deusas Éter (a luz) e Hemera (o amanhecer). Porém, seu poder e potencial de fecundação era tamanho que, sozinha, foi capaz de gerar inúmeras divindades, dentre as quais podemos destacar Éris (deusa da discórdia), as Moiras (Cloto, Laquésis e Atropos), Nêmesis (a vingança), as Queres, os irmão gêmeos Hipnos (deus do sono) e Tânatos (deus da morte) e os Oneiros (deuses dos sonhos). Nix gerou ainda muitos daimons (espíritos personificados), como Geras (a velhice), Moros (o destino), Leto (o esquecimento), Lissa (a loucura), Oizus (a miséria), etc. Segundo a religião órfica, ela era mãe de Urano e Eros.

Arte de Caitlin Fowler

Mitologia

Em sua descrição do Tártaro, Hesíodo localiza lá a morada de Nix, e a de seus filhos Tânatos e Hipnos. Hesíodo diz ainda que a filha de Nix, Hemera, deixa o Tártaro assim que Nix entra nele, e quando Hemera volta, Nix parte.

O poeta Homero chama Nix de "subjugadora de deuses e homens", e relata que o próprio Zeus a respeitava. Em um episódio narrado na Ilíada, Hipnos, usa seus poderes, a pedido de Hera, para fazer Zeus adormecer e assim ela pudesse ajudar os aqueus na guerra. Ao acordar, Zeus ficou furioso e ameaçou jogá-lo ao mar, mas Hipnos se transformou em um besouro (ou num marimbondo) e fugiu para os braços de sua mãe Nix. Homero relata que Zeus, temendo a ira de Nix, manteve sua fúria sob controle e desta forma Hipnos escapou da ira de Zeus apelando para sua poderosa mãe. Ele perturbou Zeus apenas algumas vezes depois disso, sempre temendo Zeus e correndo de volta para sua mãe, Nix, que teria confrontado Zeus com fúria materna. Este conto é frequentemente citado como prova de que Zeus tem medo de Nix.

Arte de Nickie VanMeter

Alguns autores fizeram de Nix a mãe de Eos, a deusa do amanhecer, que muitas vezes era confundida com Hemera. Quando o filho de Eos, Memnon, foi morto durante a Guerra de Tróia, Eos deixou Hélios (o deus sol) abatido e pediu a Nix que saísse mais cedo para que ela recolhesse o corpo de seu filho sem ser detectado pelos exércitos grego e troiano.

Culto

Embora não houvessem templos conhecidos dedicados a Nix, foram feitas estátuas dela e algumas práticas de culto a ela foram mencionadas. O poeta Pausânias relata um oráculo seu presente na acrópole de Megara. No templo de Ártemis em Éfeso, havia uma estátua chamada "Noite".

Nix foi adorada pelos primeiros povos órficos, cujos hinos a retratavam como a mãe de toda a vida. Suas oferendas consistem em animais pretos que eram queimados e enterrados. Nos dias atuais, Nix é adorada principalmente por praticantes pagãos e wiccanos. 


fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

14 comentários:

  1. Ótimo trabalho !
    vocês poderiam fazer um post sobre Érebo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia 11 de abril aqui no blog!!!

      Excluir
    2. Se puderem façam também sobre Ofíon, tártaro, gaia e outros primordiais da mitologia grega

      Excluir
    3. Claro, dentro do possível estaremos trazendo todos eles ao blog em breve!

      Excluir
  2. amei !! to fazendo um trabalho sobre ela e esse foi o melhor site q encontrei !!! valeu me ajudaram bastante !!!

    ResponderExcluir
  3. Érebo certa vez repreendeu NIx por estar totalmente nua, passeando sobre os céus do Oriente com um rapaz estranho, relatos dizem que seu nome era "DONALILON" filho do deus "Genamlo" aquele que domina as estrelas do lado Oeste da china. Nix ficou grávida e gerou então "PILATHONOS" um filho que nasceu coxo e cego. Nix o sacrificou oferecendo ao deus Genamlo. Nix durou mil anos, e faleceu sobre a estrela Acrux.

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito com o meu trabalho da escola, gostei demais.

    ResponderExcluir
  5. A mais poderosa dos Deuses! Muito legal esse post

    ResponderExcluir
  6. Bem, quando fala deus nesse artigo é com letra minúscula pois não se refere á Deus do Cristianismo. E as sua fontes de pesquisa são confiáveis? Antes eu não me importava, só queria saber mais sobre mitologia mesmo que as informações não fossem tão verídicas, mas sei como é importante fontes confiáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confio nas fontes que utilizo nos últimos anos. No começo do blog eu não conhecia muita coisa e não era tão criterioso quanto aos lugares de onde tirava minhas informações. Hoje, sempre que suspeito e detecto algo que está errado, trato de revisar, corrigir e incluir fontes que possam ser checadas não só por mim mas pelo leitor.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby