Image Map

17 de agosto de 2013

Utnapishtim

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia do Antigo Oriente Próximo, Utnapishtim era o heróico sobrevivente de uma grande inundação. Sua história, contada no épico babilônico Epopéia de Gilgamesh, é semelhante ao relato bíblico da Arca de Noé. Na história babilônica, alguns dos deuses decidiram enviar um dilúvio para destruir a humanidade. No entanto, Enki/Ea, o deus da sabedoria e da água, alertou Utnapishtim sobre a vinda da enchente e disse-lhe para construir um navio para si e sua família. O navio deveria ser carregado com várias posses, bem como as plantas e os animais de todos os tipos.


Assim que Utnapishtim completou o navio, começou a chover. A chuva continuou por sete dias e inundou a terra. Quando a chuva parou, o navio ficou aterrado em uma montanha cercada por água. Vários dias se passaram. No sétimo dia, Utnapishtim enviou uma pomba para procurar terra firme. A ave voltou exausta, sem ter encontrado nenhum lugar para descansar. No dia seguinte, ele enviou uma andorinha, mas esta também retornou. No nono dia, Utnapishtim enviou um corvo. Como o corvo não voltou, Utnapishtim soube que tinha encontrado terra seca.

Utnapishtim libertou os animais e, em seguida, ofereceu um sacrifício aos deuses. O deus Enlil ficou furioso quando soube que alguém tinha conseguido escapar do dilúvio, mas Enki/Ea defendeu Utnapishtim e acalmou o deus irado. Impressionado com a virtude e a sabedoria de Utnapishtim, Enlil recompensou ele e sua esposa com a imortalidade. Eles se tornaram os ancestrais de uma nova raça humana.

Na Epopéia de Gilgamesh, o herói Gilgamesh visita Utnapishtim para aprender o segredo da imortalidade. Utnapishtim conta para Gilgamesh a sua história e explica-lhe que só os deuses podem conceder a imortalidade.




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. Vocês podiam fazer uma postagem sobre esse Gilgamesh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor! Já temos uma postagem sobre Gilgamesh:
      http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/12/gilgamesh-rei-dos-herois-da-babilonia.html

      Excluir
    2. é bem curioso vc colocar o endereço num lugar q não da pra copiar ai nois tem q digitar tudo manualmente na barra de endereço...

      Excluir
    3. Se você usa o Chrome, basta clicar no link e segurar o botão esquerdo, e depois arrastá-lo para a barra de título do navegador. Vai ser aberta uma nova guia. Procedimento simples.

      Excluir
  2. Parece muito com a história de Noé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudiosos defendem que a história bíblica de Noé é derivada dessa história, já que o material sumério/babilônio é mais antigo.

      Excluir
  3. É bem provável que Noé e Utnapishtim sejam a mesma figura,e que Abraão que veio de Ur,dos caldeus,conhecia tal história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim isso é uma certeza, creio firmemente nessas conexões de personagens cristãos com a mitologia mesopotâmica, as evidências são inúmeras.

      Excluir
    2. Parece bem lógico pensar nisso, mas creio que também existem divergências suficientes para não acusarmos algo como "plágio" como alguns dizem.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby