17 de agosto de 2013

Utnapishtim

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia do Antigo Oriente Próximo, Utnapishtim era o heróico sobrevivente de uma grande inundação. Sua história, contada no épico babilônico Gilgamesh, é semelhante ao relato bíblico da Arca de Noé. Na história babilônica, alguns dos deuses decidiram enviar um dilúvio para destruir a humanidade. No entanto, Ea, o deus da sabedoria e da água, alertou Utnapishtim sobre a vinda da enchente e disse-lhe para construir um navio para si e sua família. O navio deveria ser carregado com várias posses, bem como as plantas e os animais de todos os tipos.




Assim que Utnapishtim completou o navio, começou a chover. A chuva continuou por sete dias e inundou a terra. Quando a chuva parou, o navio ficou aterrado em uma montanha cercada por água. Vários dias se passaram. No sétimo dia, Utnapishtim enviou uma pomba para procurar terra firme. A ave voltou exausta, sem ter encontrado nenhum lugar para descansar. No dia seguinte, ele enviou uma andorinha, mas esta também retornou. No nono dia, Utnapishtim enviou um corvo. Como o corvo não voltou, Utnapishtim soube que tinha encontrado terra seca.

Utnapishtim libertou os animais e, em seguida, ofereceu um sacrifício aos deuses. O deus Enlil ficou furioso quando soube que alguém tinha conseguido escapar do dilúvio, mas Ea defendeu Utnapishtim e acalmou o deus irado. Impressionado com a virtude e a sabedoria de Utnapishtim, Enlil recompensou ele e sua esposa com a imortalidade. Eles se tornaram os ancestrais de uma nova raça humana.

Na Epopéia de Gilgamesh, o herói Gilgamesh visita Utnapishtim para aprender o segredo da imortalidade. Utnapishtim conta para Gilgamesh a sua história e explica-lhe que só os deuses podem conceder a imortalidade.




Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

4 comentários:

  1. Vocês podiam fazer uma postagem sobre esse Gilgamesh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor! Já temos uma postagem sobre Gilgamesh:
      http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/12/gilgamesh-rei-dos-herois-da-babilonia.html

      Excluir
    2. é bem curioso vc colocar o endereço num lugar q não da pra copiar ai nois tem q digitar tudo manualmente na barra de endereço...

      Excluir
    3. Se você usa o Chrome, basta clicar no link e segurar o botão esquerdo, e depois arrastá-lo para a barra de título do navegador. Vai ser aberta uma nova guia. Procedimento simples.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby