Image Map

9 de junho de 2014

Caim

۞ ADM Berserker

Arte de Louiz Brito

Caim foi o primogênito da união de Adão e Eva, seguido de mais dois irmãos, Abel e Set, sendo assim um dos primeiros humanos nascidos de uma gravidez normal. Acredita-se porem, que a real origem de Caim possa ter sido uma relação sexual que Eva teve com a Serpente (Que possivelmente era uma personificação do demônio Samael), que até então não tinha uma forma reptiliana, mas de um ser “semi-humano”. Desta forma Eva teria deixado o Éden já gravida da Serpente e seu filho seria um ser híbrido, com sangue tanto humano quanto demoníaco.

O nome Caim, em hebraico, קַיִן, significa lança, sendo que a sua transliteração seria Qayin. Este nome também é associado à outra forma verbal, "Qanah", que pode significar "obter" ou "provocar ciúme".

Caim e Abel


Adão e Eva tiveram posteriormente seu segundo filho, Abel. Os dois irmãos cresceram juntos, até Caim ter decidido tomar como sua a função de lavrador. Ele rapidamente obteve um alto status, e tornou-se a elite da sociedade da época, tomando um caminho diferente do seu irmão. Abel haveria tornando-se um simples cuidador de um rebanho, trazendo não mais que a carne para mesa de sua família.

Seguindo a orientação de Adão, Caim e Abel levavam oferendas a Deus periodicamente. Caim levava frutos que cultivava e Abel sempre levava como oferta suas ovelhas de maior valor.

Com muito gosto, Deus aceitava o que Abel lhe trazia, mas o presente de Caim nunca foi aceito de bom grado. O que foi gerando raiva e descontentamento por parte de Caim, afinal ofertava o que tinha de melhor, as melhores frutas geradas pelas melhores sementes, além do suor de todo o trabalho que havia realizado para cultiva-las. Mesmo assim as ofertas de Abel ao longo dos anos eram sempre bem aceitas e as de Caim não.

Assim Caim foi ficando cada vez mais bravo e desiludido com aquilo. E certo dia, possuído por ciúmes, Caim armou uma emboscada para seu irmão. Abel foi chamado por seu irmão até um lugar afastado e quando menos esperava foi atacado por Caim, que o golpeou com uma pedra, até ver o sangue do irmão espalhado pelo chão.


A punição

No dia seguinte, perante a presença de Deus, Caim foi questionado sobre o paradeiro de seu irmão, mas ele respondeu com arrogância dizendo que não era seu cuidador e não sabia onde ele estava. Ele não esperava que naquele momento tudo já houvesse sido descoberto...

Adão o expulsou de suas terras, o exilando em Nod (Terra a leste do Éden) e Deus lhe amaldiçoou a vagar pelo mundo até os fins dos tempos sem nunca se esquecer de seu pecado, e por onde ele passasse a morte o seguiria.

Caim lamentou a severidade da sua punição e mostrou ansiedade quanto à possibilidade de o assassinato de Abel ser vingado um dia, mas ainda assim, não expressou nenhum arrependimento. Então Deus criou um sinal para marcar Caim, “A marca dos Adâmicos”, fazendo com que qualquer um o identifique facilmente, isso impediria que fosse morto, pois quem o matasse seria "castigado sete vezes". Provavelmente a marca é um signo protetor tatuado, queimado ou marcado a cortes na pele, mas nenhum registo diz exatamente o que é e se de fato foi colocado no corpo de Caim.

Nod

Quando partiu para o exilio, Caim levou consigo sua esposa, uma mulher cujo nome e origem são desconhecidos ou no mínimo incertos, porem há duas hipóteses mais prováveis e mais aceitas por teólogos, historiadores e estudiosos de ocultismo:

  • 1ª: Ela seria uma suposta filha não relatada de Adão e Eva, sendo mencionada somente no apócrifo Livro dos Jubileus. Teria nascido antes de Seth e seu nome era Awan ou Avan, casou-se com seu irmão, Caim, antes deste matar Abel;
  • 2ª: Ela seria uma entre os milhares de descendentes de Lilith e Samael, sendo assim uma Lilin e não uma Adâmica.
De uma forma ou de outra, a origem desta mulher tem pouca ou nenhuma importância para os fatos que se seguiram, pois a única coisa realmente importante que ela fez foi gerar o filho de Caim. 

Após o nascimento de seu filho, Henoc (Enoque), Caim empenhou-se em construir uma cidade, dando-lhe o nome do seu filho. Eventualmente a linhagem de Seth, irmão de Caim, assim como todas as diferentes linhagens humanas citadas ate agora, acabou indo habitar essa cidade e seus arredores. A cidade de Enoque tonara-se fantasticamente grandiosa nos anos que se seguiram, do mesmo modo, seus lideres, os descendentes do próprio Henoc eram cada vez mais malignos e atrozes a cada nova geração.

A grande destruição ambiental provocada pelo desenvolvimento descontrolado da cidade de Enoque, combinada ao caos social, violência desmedida e cultura profana na qual viviam seus habitantes, acabou disseminando, ou simplesmente despertando a malignidade em toda a raça humana. Tamanha abominação só poderia ser contida por um ato divino igualmente abominável, um genocídio de proporções unicamente mitológicas, O GRANDE DILÚVIO.

Devido ao fato de uma parcial imortalidade ser a parte mais importante da maldição de Caim, supõe-se que ele esteja vivo ate hoje e ele vaga pelo nosso Mundo arrastando a morte por onde quer que passe...


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Caim ate que entregava oferendas de coração, mas a terra esta amaldiçoada...

      Excluir
    2. não era a terra caim e da semente da serpente lúcifer por isso senhor não aceitou

      Excluir
  2. Muito bom. Há quem diga que ele seja o pai dos vampiros também, mas acho insensato que a marca imposta pelo Criador fosse algo para sugar vidas, afinal é tido pelas escrituras que o sangue é vida.
    Outra coisa com relação a questão das ofertas é que se especula que Caim , apesar de entregar o melhor do seu trabalho, não o ofereceria de bom grado em seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quanto a sua teoria sobre as ofertas, mas sempre achei que esse negocio de vampiro foi criado por um jogo de RPG de mesa.

      Excluir
    2. O comentário do.pierrot está correto com respeito ao fato das ofertas de Caim. Abel tinha uma fé em Jeová Deus q caim não possuía.

      Excluir
    3. Na Bíblia está claro "O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o Senhor. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido do seu rebanho, matou-o e ofereceu a melhores partes ao Senhor" (NTLH- Gn 4:3,4). Vê-se que enquanto Caim ofereceu "alguns produtos da terra" (qualquer coisa), Abel pegou as melhores partes do primeiro carneiro (o melhor do mais significativo animal do rebanho). Por isto o Senhor rejeitou a Caim e aceitou a Abel, então está errado o que foi escrito no terceiro parágrafo, que Caim levava o que havia de melhor. De onde foi tirado isto. Há consenço entre todos os teólogos que Caim levava qualquer coisa e nunca o melhor.
      Outra coisa que não está correta é dizer que Caim foi filho de Eva com Samael ou qualquer outro que não fosse Adão: "Adão teve relações com Eva, a sua mulher, e ela ficou grávida. Eva deu a luz um filho e disse:
      - Com a ajuda de Deus, o Senhor, tive um filho homem.
      E ela pôs nele o nome de Caim" (NTLH - Gn 4:1), portanto Caim foi filho de Adão e Eva.

      Excluir
  3. Ola RODRIGOS (esqueci minha senha do face e um de vcs vai acabar lendo isso ou eu acabo com a vida de vocês u.u)!!!
    Eu finalmente estou com tempo e queria saber se posso voltar. Posso?
    E já que estou mandando esse recado por aqui... Vocês estão passando tempo de mais na internet, tem um erro de português muito bizarro nesse texto. Bem no fim do texto esta escrito "q" ao invés de "que".

    ResponderExcluir
  4. Vinicius seu comentário não está totalmente correto. Pq o problema com a oferta de Caim não estava na oferta em si pq mais tarde a lei mosaica permitia ser oferecido a Jeová produtos agrícolas, o problema estava no coração de Caim. Vale lembrar da promessa q Deus fez ainda no jardim do édem. Q haveria um descendente q esmagaria a serpente (Satanás) e assim desfazer todo mal causado. Eva ao ter Caim disse :produzi um descendente com a ajuda de Jeová. Parece q Eva achava q ela era a mulher da profecia (Gênesis 3:15) e talvez tenha passado isso a Caim o q explica o seu orgulho tão grande. E Jeová aconselhou Caim a deixar esse orgulho de lado desse modo ele voltaria a ter o favor de Jeová. Mas Caim não quis escutar. E acabou matando o seu irmão Abel. Mas está chegando o dia em q todos q estão na memória infinita de Jeová voltaram a viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma correção na última frase eu escrevi voltaram mas é voltarão

      Excluir
  5. Olá,gostaria de analisar as parte final do texto onde menciona o Dilúvio como algo "abominável" e "genocídio". Bem analisemos primeiramente a situação mundial nos dias de Noé, a humanidade fazia tudo q era mal, errado, aos olhos de seu Criador, Jeová Deus, mas Noé e sua família eram fiéis a Deus, e por isso eles foram avisados sobre o Dilúvio e instruídos sobre como construir a arca. Mas notem oq diz 2pedro 2:5: "Ele também não se refreou de punir um mundo antigo, mas preservou Noé, pregador da justiça, junto com mais sete, quando trouxe um dilúvio sobre um mundo de pessoas ímpias." notem q o apóstolo Pedro menciona Noé como pregador da justiça, o q mostra q Noé pregava as pessoas de seus dias sobre o dilúvio e sobre a importância de mudar o seu proceder errado. Mas como a bíblia diz elas não fizeram caso.não deram ouvidos aos avisos de Noé até q veio o Dilúvio. Então podemos ver q primeiro, Jeová Deus não se refreou ou deixou de punir aqueles q faziam o q era errado e segundo Jeová deu a Noé um aviso sobre o dilúvio e uma ordem para construir a arca e avisar as pessoas. As pessoas q morreram no dilúvio morreram Pq não quiseram ouvir aos avisos de Jeová por meio de Noé. Assim como foi no passado assim tbm está sendo realizado em nossos dias. Pois como diz Mateus 24:14, "ESTAS BOAS NOVAS DO REINO SERÃO PREGADAS EM TODA A TERRA HABITADA EM TESTEMUNHO A TODAS AS NAÇÕES, E ENTÃO VIRÁ O FIM."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, já esta provado que o diluvio, não foi de ação divina. É um fenomeno natural que ocorre a cada 13000 anos. Não tem nada disso ai! a biblia foi romanticamente escritas pelos senhore$$$$ do mundo!

      Leiam sobre Enki e Enlil

      Excluir
  6. A história do Caim é bem legal,é um mito interessante. Uma dúvida que eu tenho é se o Seth,filho de Adão e Eva,tem alguma relação com o deus egípcio Seth.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, não há nenhuma ligação entre as duas figuras.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby