Image Map

22 de dezembro de 2012

Loki

۞ ADM Sleipnir


Loki (também conhecido como Loke ou possivelmente Lothur) é um deus e um jotunn (gigante) da mitologia nórdica. Deus do fogo e das trapaças, também está ligado à magia e pode assumir a forma que quiser. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles. Loki é filho dos gigantes Farbauti e Laufey, e é casado com a deusa Sigyn. É frequentemente considerado um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; e, embora suas artimanhas geralmente causem problemas a curto prazo aos deuses, estes frequentemente se beneficiam, no fim, das travessuras de Loki. Ele está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica.

Ele possui um grande senso de estratégia e usa suas habilidades para seus interesses, envolvendo intrigas e mentiras complexas. Sendo um misto de deus e gigante, sua relação com os outros deuses é conturbada. De acordo com a profecia, durante o Ragnarok Loki irá comandar as forças do mal para destruir os deuses e será morto por Heimdall. Entretanto, ele é respeitado por Thor. Ele também ajuda Thor a recuperar seu martelo Mjölnir, roubado pelos gigantes, obtém alguns dos artefatos mais preciosos dos deuses - como o própria Mjölnir, a lança de Odin, Gungnir, os cabelos de ouro de Sif e o navio mágico de Freyr, Skidbladnir.

As referências a Loki estão na Edda Poética, compilado no século XIII a partir de fontes tradicionais, no Edda em prosa e no Heimskringla, escrito no século XIII por Snorri Sturluson. Ele também aparece nos Poemas rúnicos, a poesia dos escaldos, e no folclore escandinavo. Há teorias que conectam o personagem com o ar ou o fogo, e que ele pode ser a mesma figura do deus Lóðurr, um dos irmãos de Odin. 


As ações de Loki mostram seu lado maléfico por boas causas, estas geralmente contra sua intenção original. Entretanto, ele não é considerado perigoso; sua criatividade é usada pelos outros deuses para lidar com situações sem esperança. Uma das teorias sobre o personagem argumenta que seu lado demoníaco e destrutivo é exclusivo duma perspectiva cristã. Muitos os consideram um trapaceiro que, apesar de seu indubitável lado mau, acaba se tornando um dos principais aliados dos deuses; além disso, ele representa o toque de caos necessário para que possa haver evolução. Conceitos cristãos introduzidos mais tarde na Escandinávia acabaram por destacar apenas suas piores características.

Loki sempre criava confusão, e isso sempre resultava em grandes danos e ferimentos, Loki tem uma cara amigavel e aparenta ser uma boa pessoa, mas é muito maligno, porém heróico, sendo que ele sempre da um jeito da arrumar suas confusões. Com o passar dos tempos foi perdendo a confiança do deuses, como quando ele foi responsável pela morte de Balder, ou quando ele insultou os deuses num grande banquete e para fugir se transformou num salmão, mas é claro que Odin percebeu, com seu olho que tudo vê.

Loki teve 6 filhos, com a giganta Angrboda teve Fenrir, Jormungard e Hel, por um probleminha em Asgard, Loki "engravidou" de Sleipnir, e de seu segundo casamento teve Vali e Narvi.

Loki nos Quadrinhos


Loki faz parte das histórias em quadrinhos inspirada na lenda de Thor, que mantendo o ponto de vista criado pelos cristãos de que ele é um ser maligno, a Marvel Comic tornou Loki um supervilão. Ele fez sua primeira aparição oficial na Marvel em Journey into Mystery, volume 1, nº85, em Outubro de 1962.

Nos quadrinhos é Loki o vilão responsável pela primeira reunião de 'Os Vingadores' (história que inspirou o filme de 'Os Vingadores', nos cinemas). Entre tantas maldades que foi capaz de cometer com o intuito de usurpar o trono de Odin (que, por direito, é de Thor), Loki fez parte da Cabala de Norman Osborn, posteriormente colaborando para o Cerco a Asgard. No entanto, Loki na verdade é mal entendido, ele sempre achou que Odin o adotara para que fosse enaltecida a grandeza de Thor, Loki ficou desgostoso com sua condição submissa em relação áqueles que lhe tiraram sua condição de herdeiro de Laufey, rei dos gigantes. No fim das contas, a luta de Loki é para provar seu valor.

Entre os poderes e habilidades Loki, ele é capaz de controla o fogo e gelo, e também se transfigura, podendo ter várias aparências. Além de possuir poderes celestiais, pode fazer coisas impossíveis de acordo com a física e fazer aparecer coisas "do nada", por isso também é considerado um mestre na magia. Possui uma inteligência descomunal e é um hábil manipulador. 

Na Cultura Popular
  • Loki é um dos vilões mais poderosos da Marvel.
  • Também como vilão, Loki participou de um episódio do desenho animado 'Juniper Lee'.
  • Loki também fez parte da trama da série 'Supernatural', onde ganhou uma origem diferente.
  • Recentemente Loki apareceu na série canadense 'Lost Girl', que criou uma nova perspectiva para o deus.

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

26 comentários:

  1. muuito legal , parabens de parabens msm vcs , legal dms , parecem que viveram aquela epoca !! NOTA DEIIIIIIIZ SHOWHH sz' .....

    ResponderExcluir
  2. muito bom,o Loki é meu personagem da Marvel favorita é um dos melhores

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Loki é um dos personagens mais enigmáticos da mitologia nórdica, show !

    ResponderExcluir
  4. Só espero que no filme "Thor: Ragnarok" eles não façam meu Loki lindo morrer, seria muita putaria >:|

    ResponderExcluir
  5. Pessoal do Portal dos Mitos, alguém pode fazer, por favor, fazer um post sobre os "tricksters" na mitologia? Ou alguém pode me dar mais informações sobre estas lendas tão intrigante?
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  6. Loki tanto como deus como personagem, é um dos meus preferidos
    Obrigado por mais um artigo mítico fantástico

    ResponderExcluir
  7. LOKI um dos meus personagens preferido,agora no god of war.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk god of war?
      Sai daí o errado meu pau seu fdp do crlh vsf

      Excluir
    2. calaboca fdp naum fala mal do que ta bom

      Excluir
    3. Que xingamentos são esses? O que o cara fez? Que horror.

      Excluir
  8. Respostas
    1. É influência do Cristianismo, que o vê como representação do diabo. Hoje em dia é difícil ver uma representação de Loki que não carregue o seu par de chifres.

      Excluir
  9. COMO ASSIM APARECEU NA "JUNIPER LEE"? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK que episodio é esse, meu santo Pai De Todos?

    ResponderExcluir
  10. Qual é o parentesco de Loki e Odin? O Loki é mesmo filho de Odin?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loki não é filho de Odin, nem de sangue nem de adoção. Seus pais são os gigantes de gelo Farbauti e Laufey. A marvel o coloca como filho de Odin por conveniência de roteiro.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Loki é irmão de Odin porque eles fizeram um pacto e os pais de Loki são gigantes de fogo já que Loki é um.

      Excluir
  11. Loki realmente tem "um par de sapatos que o permitem correr pelo céu" ou isso e invenção de Neil Gaiman???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse sapato mágico é referido no Skáldskaparmál, segunda parte da Edda em Prosa, na história onde Loki perde a aposta feita com anões Brokk e Eitri e tem que ceder a eles sua própria cabeça como pagamento. O Skáldskaparmál relata que antes dos anões tentarem cortar sua cabeça, Loki tentou fugir usando esses sapatos mas teve sua fuga frustrada por Thor. Em seguida, usando de sua lábia, consegue impedir que os anões cortassem sua cabeça, porém termina tendo sua boca costurada.

      Esse detalhe dos sapatos mágicos era desconhecido até mesmo por mim que já li sobre a história várias vezes. Pelo que vi por aí, esse pequeno trecho não costuma ser contado, talvez porque a fonte que quase todos costumam utilizar como base pros seus posts não mencione também.

      Excluir
  12. Na minha opinião, o personagem final de Loki foi muito demonizado e distorcido, até porque mais visto como vilão de gibi e filme.
    Leio e pesquiso a muito tempo sobre Loki, e ele estava associado a Lodurr e Loptr (associado a fogo e ar).
    A mitologia nórdica era passada oralmente e só foi compilada nos Eddas no século 13, onde o Cristianismo já havia se consolidado e distorcido tudo a seu favor.
    Na mitologia anglo saxã, onde há umas variações da viking, Loki é chamado de Sataere, associado ao sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você está certo. O cristianismo influenciou muito a cultura nórdica, principalmente a visão sobre o Ragnarok.

      Excluir
    2. Lembra de alguma fonte anglo-saxã que o mencione como Sataere?

      Excluir
    3. Não. Um autor chamado Roger Lancelyn Green (1918-1987) estabelece essa relação Sataere-Saturno-Loki, mas não oferece fontes.

      Excluir
  13. Eu gosto muito do blog, gostaria que tivesse mais atualizações, toda vez que vejo uma nova história eu fico maravilhado e encantado tomara que vocês continuem com o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog continuará enquanto houver assunto para ser publicado. E hoje, 3 postagens por semana é o melhor que consigo fazer, não gosto de simplesmente copiar e colar aqui, gosto de pesquisar e ir a fundo no que escrevo, fora traduções que acabo tendo que fazer e também as revisões de posts antigos.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby