Image Map

15 de maio de 2013

Máscaras Hannya

۞ ADM Sleipnir



A máscara Hannya é um tipo de máscara japonesa usada no teatro Nō. Ela é reconhecida pelo seu rosto , geralmente com chifres duplos e sua expressão de raiva. Ela é usada para representar os espíritos torturados de mulheres enganadas por seus maridos e não a demônios, ao contrário da opinião popular. As máscaras são usadas em peças como Aoi no Ue, Dojoji e Momijigari. Eles também se tornaram a inspiração para as  tatuagens conhecidas como uma tatuagem Hannya.


O Nō é um tipo de teatro clássico japonês, que incorpora peças tradicionais, música e figurinos luxuosos. Essa forma de arte tem origem no Período Muromachi da história japonesa e é regulamentado pelo código Iemoto. Isso significa que a maioria das peças de Noh  vêm de uma lista de peças regulares e são executadas de acordo com as regras do código. Um desempenho típico Noh inclui entre dois e cinco peças. Cada peça é separada da seguinte por uma curta apresentação cômica conhecida como kyôgen.

Todos os atores de uma peça de teatro  são do sexo masculino e usam máscaras para representar cada caractere. Durante o período Muromachi, haviam cerca de 80 máscaras, mas até o final do século 20, haviam mais de 200 tipos. Estas máscaras são divididas em seis grandes categorias: idosos, velhos, homens, mulheres, demônios (kishin) e fantasmas / espíritos (onryo).

Atores de uma peça Nō usando máscaras onryo
A máscara Hannya é um tipo de máscara onryo. Existem muitos tipos de máscaras onryo incluindo ayakeshi, yamamba e Yase-otoko. Enquanto máscaras onryo podem representar ambos os sexos, a máscara Hannya é apenas para personagens femininos que foram enganadas por seus entes queridos ou maridos. Hannya é considerada por muitos como a mais reconhecível das máscaras .

Cada máscara Hannya é esculpida em um bloco de madeira ou é feita utilizando materiais como verniz, tecido, argila ou papel. O papel marché torna-se uma alternativa mais barata  as caras máscaras tradicionais para eventos, tais como atividades de ensino ou festas a fantasia. Artesãos que têm feito essas máscaras por gerações fazem a maioria das máscaras usadas em peças Nō. Isto significa que muitas máscaras hannya são passadas ​​de geração em geração, da mesma maneira como os atores herdam os nomes artísticos de seus antecessores ou mentores.



A máscara Hannya de madeira é esculpida primeiro ao sair do bloco de madeira de uma forma grosseira, e, em seguida, é esculpida com mais precisão. A máscara é projetada de modo que ela seja menor do que o rosto do ator, pois é considerado bom no Japão o queixo do ator ser visível. Uma vez que o artista está feliz com a forma, ele ou ela, em seguida, prepara o interior da máscara, primeiro queimando-a e, em seguida, rebocando-a. O artista, então, aplica camadas de tinta, polimento e extras, tais como pó de ouro na face da máscara.

Colocar uma máscara Hannya, como qualquer outra máscara Nō, é um ritual importante em si mesmo. A máscara é a última parte do traje a ser colocada. Uma vez que a vestiu, o ator entra em uma sala de espelhos, onde enfrenta a máscara. A máscara é então colocada no ator. Em japonês, isso significa usar o verbo que significa kakeru, "pendurar", o que implica que a colocação da máscara transforma o ator no personagem que ele está interpretando.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. A cultura japonesa é milenar, fascinante e sou facilmente envolvido por ela e esse post acrescentou muito ao que eu já sabia. Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Eu fiz essa tatto no meu braço

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante, hj é domingo e eu tava sem nada pra fazer do nada pesquisei o significado dessas máscaras e achei. Mas tô procurando uma coisa parecida com um catálogo, então valeu mesmo assim.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby