Image Map

14 de junho de 2022

Amatsu-Mikaboshi

۞ ADM Sleipnir


Amatsu-Mikaboshi (天津甕星, A “Temida Estrela do Céu”; também conhecido apenas como Mikaboshi ou como Ame-no-kagaseo (天香香背男, algo como "Homem Brilhante") é um kami (deus) xintoísta associado às estrelas e uma das raras divindades xintoístas a ser definitivamente retratada como malévola. Algumas fontes afirmam que ele foi uma das divindades a nascerem do sangue do deus Kagutsuchi, após o mesmo ser morto pelo pai Izanagi

Mikaboshi é mencionado no Nihon Shoki ("Crônicas do Japão") como a última divindade a resistir ao Kuni-Yuzuri (a transferência do governo do Japão dos kamis terrenos para os kamis celestes), sendo subjulgado pelo kami do trovão Takemikazuchi. Alguns historiadores teorizaram que ele era um deus das estrelas adorado por uma tribo que resistia à soberania do clã Yamato.


Sob a influência budista chinesa, Amatsu-Mikaboshi  foi identificado com Myōken como a deificação da estrela polar (Vênus),  antes de ser combinado com o deus de todas as estrelas, Ama-no-mi-naka-nushi (天之御中主神, "Senhor Divino dos céus médios") 

Cultura Popular
  • Amatsu-Mikaboshi, o Rei do Caos, aparece nos quadrinhos americanos publicados pela Marvel Comics, sendo geralmente descrito como um supervilão e um deus demoníaco do mal que é mais conhecido como inimigo de Hércules e Thor. Ele apareceu pela primeira vez em Thor: Juramento de Sangue  #6 (fevereiro de 2006). Posteriormente aparece em Ares #1-5 (março-julho de 2006), e O Incrível Hércules #117-120 (maio-agosto de 2008).
  • Em Hanyō no Yashahime (japonês 半妖の夜叉姫, "Yashahime: Princesas Meio-Youkai"), anime spinoff do mangá/anime Inuyasha, Amatsumikaboshi é o deus das estrelas que forjou e presenteou as espadas demoniacas Zanseiken e Bakuseiken aos personagens Towa Higurashi e Kirinmaru
Mikaboshi (Marvel)

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby