Image Map

20 de junho de 2022

Zarqa al-Yamama

۞ ADM Sleipnir

Arte de Firas Black

Zarqa al-Yamamah (Zarqāʾ al-Yamāma, em árabe : زرقاء اليمامة, "olhos azuis de Yamamah"é uma figura árabe pré-islâmica, descrita como uma mulher de olhos azuis com uma intuição excepcional e uma visão aguçada, sendo capaz de prever eventos antes que eles acontecessem. 

De acordo com a lenda, sua tribo, os Jadīseram uma tribo pequena e remota, constantemente sob ameaça de ataque por tribos maiores. Mas graças ao dom de Zarqa al-Yamama, eles sempre foram capazes de prever ataques inimigos e assim conseguir se defender deles. Como suas previsões nunca falharam, ela tinha a confiança total de seu povo.

Certo dia, uma tribo rival que sabia do dom de Zarqa tramou um plano astuto para tentar enganá-la e com isso atacar sua tribo. Usando folhas e galhos, eles se disfarçaram como árvores e marcharam vagarosamente rumo a tribo dos Jadīs, esperando que quando Zarqa al-Yamama pusesse seus olhos neles, os confundisse com árvores de verdade.

A tática não foi capaz de enganar os olhos de Zarqa, que tão logo avistou os inimigos se aproximando, correu para avisar sua tribo. Ela alertou a todos que os inimigos haviam se disfarçado como árvores e estavam vindo atacá-los. No entanto, pela primeira vez as pessoas não acreditaram em suas palavras, com uns rindo dela e outros pensando que ela havia ficado louca. Para o infortúnio dos Jadīs, a visão de Zarqa mais uma vez havia se provado correta, com os inimigos chegando até a tribo e matando todos os homens que encontraram. A pobre Zarqa também acabou sendo vandalizada pelos invasores, tendo seus olhos arrancados e depois sendo executada por eles. Alguns historiadores árabes acreditam que o distrito de Al-Yamama, uma antiga região histórica da Arábia Saudita, recebeu o nome em sua homenagem.

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Mulher com intuição excepcional e pertencente a uma tribo chamada Jadis? Tem certeza de que isto ocorreu na Terra na Arábia pré-islâmica e não "a long time ago in a galaxy far, far away..."?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou mentir, também pensei nisso enquanto pesquisava kkkk

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby