Image Map

26 de maio de 2021

A Caçada Selvagem

۞ ADM Sleipnir


A Caçada Selvagem é uma antiga crença folclórica européia, na qual um grupo de cavaleiros fantasmagóricos e espectrais sai durante a noite para caçar, cavalgando pelos céus ou pela terra acompanhados por cães de caça, pássaros carniceiros, valquírias, elfos, dentre outras figuras. O evento era visto um presságio de catástrofes, ocorrendo antes de períodos de guerras, pragas e fome, e trazia a morte aos azarados o suficiente para testemunhá-lo. 

Em algumas tradições, aqueles que vêem a Caçada Selvagem também podem ser abduzidos pelos cavaleiros. Eles seriam arrastados para o reino das fadas ou obrigados a se unir à caçada. A caçada era tipicamente encabeçada por figuras reconhecíveis. O deus Odin é o mais comumente nomeado como o seu líder, mas as inúmeras variações da caça nomeiam muitos deuses, heróis e até mesmo figuras históricas como os seus líderes. 

O termo Caçada Selvagem foi popularizado pelo escritor Jacob Grimm, que estudou o folclore da Alemanha e de outras culturas relacionadas, e identificou o evento estritamente com as tradições germânicas, ignorando talvez o fato de que ele foi atestado na maior parte da Europa, com cada país, e freqüentemente cada cidade, possuindo sua própria versão do que era a caça e de como sobreviver a ela. 


Alemanha

Na Alemanha, a Caçada Selvagem é normalmente liderada pelo deus Wotan, embora divindades femininas como Perchta e Holda/Holle fossem às vezes identificadas em seu lugar. Às vezes, é liderada pelo espírito de um antigo governante, conhecido como Conde Hackelberg ou Conde Ebernberg, que está condenado a passar a eternidade cavalgando com a caça devido aos seus erros cometidos em vida. 

Lobisomens são comuns nas representações alemãs da Caçada Selvagem. Em vez de atacar os transeuntes, esses monstros geralmente roubavam comida e cerveja das casas pelas quais a caça passava. Dizia-se às vezes que essas versões da caça tinham uma presa específica, geralmente uma jovem. Às vezes, esta era uma vítima inocente, mas em outros casos, era um demônio feminino. Em outros relatos, a caçada não perseguia a presa. Em vez disso, eles lutavam entre si e matavam qualquer pessoa infeliz que por acaso estivesse por perto.

Escandinávia

Na Escandinávia, a Caçada Selvagem é conhecida como Oskoreia ou Asgårdsreia (norueguês: "cavaleiros ruidosos", "O Passeio de Asgard"), e Odens jakt ou Vilda jakten (sueco: "a caçada de Odin" ou "caçada selvagem"). Era tipicamente liderada por Odin, mas raramente vista pelos homens. Sua passagem podia ser reconhecida pelo som dos cães de Odin latindo, mas nenhum outro ruído podia ser ouvido. Lendas locais ofereciam conselhos sobre como ficar seguro quando a Caçada Selvagem passava. De acordo com uma história, Odin andava em uma carruagem puxada por bois, de modo que se atirar ao chão evitaria que uma pessoa fosse atingida pelo jugo.



França

Na França, a Caçada Selvagem é conhecida como Mesnée d'Hellequin (francês antigo: "família de Hellequin"). Os franceses provavelmente adotaram a Caçada Selvagem dos normandos, povo germânico estabelecido no norte da França. Foram tantas as variações locais que se desenvolveram na França, que a lenda tornou-se conhecida também em partes do Canadá francófono.

Grã-Bretanha

Um relato inglês datado de 1127 fala de várias "testemunhas confiáveis", incluindo monges, de uma Caçada Selvagem cavalgando entre as cidades de Peterborough e Stamford durante um período de nove semanas. Nessa caçada, cerca de vinte ou trinta cavaleiros enormes foram relatados cavalgando cavalos pretos e cabras.

Enquanto os primeiros relatos medievais retratavam a Caçada Selvagem como demoníaca, romances posteriores a imaginaram como uma hoste de fadas. Os líderes ingleses da Caçada Selvagem incluíam Nuada, o Rei Arthur, Herne, o Caçador, Eadrico, o Selvagem e o Rei Herla. Em uma lenda posterior de Dartmoor, a Caçada Selvagem foi liderada por Sir Francis Drake. No País de Gales, a Caçada Selvagem é freqüentemente liderada por Gwyn ap Nudd, o governante do Mundo Inferior. Diz-se que o herói trapaceiro Gwydion o lidera em seu lugar. A Caçada Selvagem irlandesa é normalmente associada à mitologia local. Conhecida como Fairy Cavalcade, é liderada por heróis mitológicos como Fionn mac Cumhaill ou Manannan mac Lir.

Em toda a Grã-Bretanha, a Caçada Selvagem é geralmente associada a lendas locais de cães infernais ou cães negros. Diz-se que os cães de caça perseguem pecadores e não batizados.


Por toda a Europa, os personagens mitológicos da Caçada Selvagem foram freqüentemente sendo substituídos por figuras bíblicas. Vilões da tradição cristã, como Herodes, Caim ou o próprio Diabo, às vezes costumavam liderar demônios e mortos em busca de vítimas.

As histórias da Caçada Selvagem são frequentemente associadas à era medieval, mas permaneceram como parte do folclore europeu por muitos séculos. Ainda no século XIX, persistiam rumores de que um rei e seu grupo de caça podiam ser ouvidos cavalgando perto do Castelo de Cadbury nas noites de inverno.

Cultura Popular
  • A canção country americana "Ghost Riders in the Sky", de Stan Jones, fala sobre caubóis perseguindo o gado do Diabo no céu noturno, lembrando o mito europeu. O músico folk sueco The Tallest Man on Earth lançou um álbum em 2010 intitulado The Wild Hunt, e em 2013 a banda de black metal Watain, também sueca, lançou um álbum com o mesmo título;
  • Na série de histórias em quadrinhos Hellboy, de Mike Mignola, duas versões do mito da Caçada Selvagem estão presentes. Em The Wild Hunt, o herói recebe um convite de nobres britânicos para participar de uma caça gigantesca, "The Wild Hunt", que eles chamam segundo a lenda de "Herne, deus da caçada". Em King Vold, Hellboy encontra o "Rei Vold, o caçador voador" cuja figura é baseada no conto folclórico norueguês "O Caçador Voador (o rei sem cabeça Volmer e seus cães)" de acordo com Mignola;
  • A série da MTV Teen Wolf apresenta a Caçada Selvagem como os principais vilões da primeira metade da sexta temporada. Ela leva a lenda um pouco mais além, dizendo que a Caça Selvagem apaga as pessoas de existência, e aqueles tomados pela Caçada tornam-se membros, após eles serem apagados e esquecidos;
  • A Caçada Selvagem é representada na série de romances de fantasia Wiedźmin de Andrzej Sapkowski e no game de RPG de 2015 da CD Projekt Red The Witcher 3: Wild Hunt, baseado nos livros, depois de ter sido muito referenciada durante os eventos e flashbacks de The Witcher 2. A Caçada Selvagem estará presente na segunda temporada da série na Netflix.
  • A trilogia Os Artifícios Das Trevas, de Cassandra Clare, publicada de 2016 à 2018, e em alguns contos do mesmo universo, contam com algumas aparições da Caçada e seu líder, Gwyn ap Nudd, é um personagem recorrente.
Arte de Bryan Fogaça Rosado

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

13 comentários:

  1. cara muito bom, a primeira vez que eu o vi falar sobre a caçada selvagem foi no the witcher 3. é sempre bom saber mais de mitologia por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por sinal ela irá aparecer na segunda temporada de The Witcher na Netflix.

      Excluir
  2. Li recentemente uma história da série Lúcifer da DC Comics onde o protagonista tem que lidar com uma caçada selvagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, vou ler a respeito e depois acrescentar na sessão "Cultura Popular"

      Excluir
  3. Deu pra ver que o George r r Martin se inspirou muito na lenda da caçada selvagem para fazer os outros das crônicas de gelo e fogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber. Eu comprei recentemente a coleção, mas não comecei a ler ainda, tem 4 antes deles... acho que vou alterar a ordem de leitura...kkkkk Obrigada.

      Excluir
  4. Conheci esse mito em Instrumentos Mortais, composta por fadas bem diferentes da Sininho kkkk

    ResponderExcluir
  5. A primeira vez que tomei conhecimento do mito da Caçada Selvagem foi no livro de Cassandra Clare, Os instrumentos Mortais: Cidade do Fogo Celestial. Pensei se tratar de uma criação da própria autora... quando, na sexta temporada de Teen Wolf a Caçada Selvagem é a temática de uns 3 episódios. Então resolvi pesquisar sobre o tema e cheguei ao blog. Muito instrutivo.

    ResponderExcluir
  6. Um dos episódios de Digimon Ghost Game é baseado nessa lenda

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby