Image Map

1 de março de 2023

Foguinho da Ladeira (Carneiro de Ouro)

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Foguinho da Ladeira é uma criatura encantada pertencente ao folclore do estado do Piauí, em particular a cidade de Picos. Trata-se de um carneiro de ouro, que vez ou outra se manifesta no morro da Ladeira da Peitica. Ao se manifestar no local, dizem que ele aparece primeiramente sob a forma de uma bola de fogo azulada, que sai do chão e flutua rumo à copa das árvores, onde se instala e assume a forma de carneiro.

Segundo a crença popular, esse carneiro atua como guardião de um portal que leva a um palácio encantado localizado em outra dimensão. Tal portal ficaria na pedra grande da serra da Atalaia e o palácio seria a sede de um reino possuidor de um grande tesouro. O carneiro, outrora rei daquele lugar, teve seu trono usurpado por uma feiticeira má que o transformou em caprino. Esse portal só se abre em nosso mundo uma vez no ano: à meia-noite de quinta para sexta-feira da paixão, ocasião em que o carneiro dourado adentra os portões do reino e então se inicia uma festa que dura até o amanhecer. Enquanto a festa acontece, o portal fica aberto.

Assim, se uma pessoa entrar ali nesse meio tempo, enquanto todos estão entretidos, inclusive o guardião do portal, ela deverá adentrar o reino mágico e tocar no carneiro, que será desencantado e assumirá novamente a forma humana. Em agradecimento, ele entregará ao seu salvador toda a lã de ouro que outrora revestiu o seu corpo, além de uma parte do tesouro do reino, tornando-o muito rico.

Outros carneiros de ouro piauienses

Lendas de carneiros encantados aparecem em muitas partes do Piauí. Na serra de Santo Antônio, localizada no município de Campo Maior, dizem que costuma surgir ao longe um enorme carneiro de ouro reluzente, para alguns durante o dia, e para outros durante a noite. Dizem que ele berra junto a uma enorme corrente de ferro, cuja outra ponta estaria presa a um tesouro escondido. Mas quando as pessoas chegam ao local do avistamento, não encontram nem o animal e nem a corrente. Este carneiro seria a manifestação do espírito de um monge ou frade franciscano que morreu a muito tempo no local, deixando seus tesouros perdidos por lá. 

Arte de Márcio Luiz Quedinho, para o Lendário Brasílico

Em Oieras, um carneiro dourado com uma estrela brilhante em sua testa é dito habitar uma gruta localizada no Morro do Leme, e costuma sair do seu esconderijo às altas horas da noite para passear até o Morro da Sociedade, no lado oposto da cidade. É reluzente, move-se rápido e ninguém até hoje foi capaz de capturá-lo. Aquele que porventura conseguir fazê-lo, ficará riquíssimo, porém reza a lenda que o carneiro é protegido por uma serpente gigante, também reluzente, e que certas vezes o acompanha em seus passeios. Dizem os mais antigos que a serpente mora em pequenas cavernas que ficam à esquerda de quem está a subir as escadas que levam ao alto do morro. Alguns afirmam que já viram grandes olhos vermelhos brilhando na escuridão das cavernas, a vigiar os passos de quem sobe o morro para procurar seu protegido. 

O Carneiro de Ouro de Pernambuco

Em Pernambuco, a lenda do Carneiro de Ouro se assemelha àquela presente em Oeiras, com a adição de que a serpente que o acompanha é na verdade uma princesa enfeitiçada. Os dois vivem em um reino encantado dentro de uma gruta, que para ser acessada, deve-se acender sete velas e dedicá-las ao padre Cícero.

Arte de Douglas Viana


fonte:. 




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Legal a gente tem nosso próprios carneiro de ouro velocino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,sim muito legal, eu nem sabia desse tando lenda de carneiro dourado aqui no Brasil até antes desse post.

      Excluir
  2. Toda mitologia é pautada em algo real, seja da natureza desta dimensão ou de outra. O carneiro de ouro aparece na mitologia grega e agora descubro que na tupiniquim também. Será que encontramos outros carneiros dourados em outras religiões? Devem ser seres místicos de outro plano de existência.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby