30 de março de 2023

Bacobaco

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Bacobaco é uma grande tartaruga marinha que, de acordo com um mito pertencente ao povo indígena filipino Ayta, habita dentro do monte Pinatubo, localizado na ilha Luzon. Este mito, registrado pelo antropologista Henry Otley Beyer (1883-1966), relata uma batalha entre Algao (provavelmente um nome para o Sol) e Bacobaco que, para escapar, acabou perfurando o topo do monte Pinatubo, cavando até adentrar nas profundezas do mesmo. Durante a escavação, Bacobaco acabou criando uma grande cratera que expeliu grandes chamas, pedras enormes, lama, cinzas, fumaça, além de produzir um barulho ensurdecedor no processo. 

Para os Ayta, sempre que o monte Pinatubo entra em erupção, é um sinal de que Bacobaco está se movendo, e dizem que no dia que ele sair do vulcão, coisas horríveis irão ocorrer.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Muito bacana. Estou adorando os mitos que aparecem neste site.

    ResponderExcluir
  2. Essa tartaruga é boa ou má?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mito não fala sobre a sua natureza, mas deixa claro que ela é temida. Podemos interpretar que seja um espírito mal.

      Excluir
  3. Não sei porque tá em anônimo minha conta tá dando erro

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby