17 de março de 2023

Gná

۞ ADM Sleipnir


Gná (nórdico antigo ɡnɒ, possivelmente de derivado do nórdico antigo gnæfa, “a que se eleva”) é na mitologia nórdica uma deusa menor que serve a deusa Frigga como uma de suas assistentes, juntamente com Fulla e Hlín. Ela é descrita no capítulo 35 do Gylfaginning, primeira parte da Edda em Prosa de Snorri Stulurson, como sendo responsável por levar recados de Frigga para outros mundos. Em sua tarefa, Gná conta com o auxílio de Hófvarpnir (nórdico antigo; "aquele que joga seus cascos ", "arremessador de cascos" ou "chutador de cascos"), um cavalo capaz de cavalgar em terra, mar ou ar (assim como Sleipnir, o corcel de oito patas pertencente à Odin).

Frigg and her Maidens (1902)

Cultura Popular

Em God of War: Ragnarok, Gná é a deusa vanir do vento e da plenitude, e uma ex-serva de Freya. Ela é apresentada como a nova Rainha das Valquírias, desde que Sigrún recuperou sua liberdade após sua derrota nas mãos de Kratos e Atreus, três anos atrás.





PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby