Image Map

31 de março de 2023

Hosobaba

۞ ADM Sleipnir

Hosobaba (japonês 疱瘡婆 ou ほうそうばばあ, literalmente "velha da varíola", também chamada Kosoba) é um yokai citado na obra Oshu Hanashi, de Makuzu Tadano (1763–1825), uma estudiosa literária do período Edo. Diz-se que ele foi responsável por uma epidemia de varíola ocorrida em Oshu, hoje província de Miyagi, e que se alimentava das pessoas que morriam da doença. Túmulos apareciam violados da noite para o dia, e os corpos dentro deles desapareciam por completo ou tinham partes aparentemente devoradas por algo. Na tentativa de evitar que isso ocorresse, aldeões enterravam os cadáveres profundamente no chão, além de colocar grandes pedras sobre eles e orarem para afastar os maus espíritos

Um dia, os três filhos do chefe da aldeia morreram de varíola. Após serem enterrados, o homem colocou um grande pedra, carregada por cerca de doze pessoas até o túmulo, e colocou um vigia armado guardando o mesmo para impedir que fosse violado. A princípio nada aconteceu, mas algumas noites depois, quando a vigilância diminuiu, ouviu-se o som de escavação no local. Quando o vigia se aproximou do local, conseguiu avistar algo fugindo rugindo em direção a um bosque, enquanto derrubava as árvores em seu caminho. Os corpos dos três foram encontrados em segurança e desde então não houveram mais roubos de túmulos.

Alguns anos depois, uma senhora que fazia compras na aldeia estava olhando para o bosque na encosta das montanhas, quando de repente desmaiou em estado de choque. Ela foi socorrida e depois de recobrar a consciência, demonstrou estar assustada com algo, mas quando indagada a respeito se recusava a dizer o que era. Passaram-se mais três anos até que a senhora finalmente se abriu e contou o que havia ocorrido. Na ocasião, enquanto olhava para o bosque, ela avistou uma terrível criatura. Parecia uma velha com um rosto vermelho, cabelos brancos, e media cerca de três metros de altura. Ela disse ainda que temeu falar algo a respeito com medo de que fosse a Hosobaba e que ela acabasse contraindo a doença.

fontes:



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby