Image Map

13 de março de 2023

Popocatépetl & Iztaccíhuatl

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Yasen Stoilov

Popocatépetl ("Montanha Fumegante" em náuatle) e Iztaccíhuatl ("mulher branca" em náuatle) são dois vulcões localizados no Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan, no México, cujos nomes são oriundos de uma trágica lenda de amor asteca. Existem várias versões dessa história, e abaixo trago uma delas.

Iztaccíhuatl foi uma princesa que se apaixonou por um dos guerreiros de seu pai, Popocatépetl. O imperador enviou Popocatépetl para a guerra em Oaxaca, prometendo-lhe Iztaccíhuatl como sua esposa quando ele voltasse (o que ele presumiu que Popocatépetl não faria). Enquanto Popocatépetl ainda estava no campo de batalha, Iztaccíhuatl recebeu uma falsa mensagem, informando-a que seu amado havia sido morto em combate. A notícia acabou sendo devastadora para Iztaccíhuatl, que adoeceu e sucumbiu à sua profunda tristeza, morrendo de coração partido. 


Enquanto o imperador preparava o funeral de Iztaccíhuatl, Popocatépetl retornou triunfante da guerra. O imperador ficou surpreso ao ver Popocatépetl, mas se preparou para oferecer o trono, ao qual Popocatépetl recusou porque seu único propósito era se casar com Iztaccíhuatl. O imperador então informou que Iztaccíhuatl havia morrido de tristeza, e Popocatépetl, inconsolável, pegou o corpo de sua amada e deixou a cidade. Ele trilhou um longo caminho até chegar a algumas montanhas, onde construiu uma mesa funerária com flores e colocou Iztaccíhuatl deitada em cima. Então ele se ajoelhou para zelar por Iztaccíhuatl e acabou também morrendo de tristeza. 


Os deuses se comoveram com o ato de Popocatépetl e transformaram os corpos dos amantes em grandes vulcões. O vulcão Popocatépetl ainda é ativo nos tempos atuais, e às vezes joga fumaça, mostrando que ainda está cuidando de Iztaccíhuatl, que dorme ao seu lado. Já Iztaccíhuatl é um estratovulcão inativo a mais de 800 anos, e sua formação assemelhasse a uma mulher deitada de costas.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby