Image Map

23 de março de 2023

Moshup

 ۞ ADM Sleipnir

 Mural de Stan Murphy sobre Moshup, localizado em Martha's Vineyard

Moshup (lê-se "moxup" ou "mauxup", também grafado Maushop, Moshop, Maushup, Mausop, Maushope, Maushump, Moiship e Manshop) é um gigante e herói cultural dos povos nativo-americanos Mohegan, Wampanoag e Pequot. Diz-se que ele vivia na ilha de Martha's Vineyard, ao sul de Massachussets, e que costumava se sentar no topo de uma colina próxima a cidade de Aquinnah (Gay Head), onde dizem que ainda hoje existem evidências de seu assento em uma cratera acima da colina. Moshup era bondoso e pacífico, e sempre visitava o continente e auxiliava os povos nativos, ensinando-lhes todo tipo de habilidades que pudessem ajudá-los a prosperarem.

Relação com as Baleias

Moshup era fortemente associado às baleias, das quais ele sabia tudo e podia inclusive se transformar nelas por capricho. Ele costumava pescá-las com as próprias mãos, e depois as cozinhava numa fogueira que fazia usando as árvores que o cercavam. Seria este o motivo pelo qual hoje em dia restam poucas árvores em Gay Head. Moshup costumava dividir a sua carne de baleia com os nativos, que em retribuição a sua bondade, costumavam juntar todo o tabaco possível e presenteá-lo ao gigante.


Moshup e Squannit

Em algumas lendas, Moshup tem uma esposa chamada Squannit. Embora Moshup seja geralmente retratado como um gigante, Squannit é considerada uma das Pessoas Pequenas (makiawisug), possuindo entre cinquenta centímetros e um metro de altura. As histórias sobre Squannit variam muito de comunidade para comunidade, mas ela geralmente tem poderes mágicos e é frequentemente associada ao mar e às tempestades - em algumas lendas, fortes tempestades são causadas pelas discussões de Squannit com Moshup. 

A Partida de Moshup

Uma lenda conta que quando Moshup concluiu que havia ensinado tudo o que podia aos nativos, ele se transformou em uma grande baleia branca e desapareceu no oceano pela última vez, seguro de que seus ensinamentos os ajudariam a seguir em frente sem ele.

Outra lenda fala que ele previu a chegada de "uma nova raça de homens, com uma pele mais clara" logo chegaria à sua terra. Ele advertiu os nativos que não permitissem que eles passassem da costa, pois se o fizessem, eles não viveriam mais. Algum tempo depois, os primeiros colonos europeus chegaram ao local, e foram alegremente recebidos pelos nativos. Desde aquele dia, Moshup nunca mais foi visto.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Interessante né lembra muito a lenda de Maui da mitologia polinésia um ser mágico que se transforma e ensina as pessoas sobre o mundo

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby