۞ ADM Sleipnir
De acordo com a lenda, em uma comunidade do interior do município residia uma família onde a mãe e o filho eram cristãos praticantes e o pai ria das suas orações. Eles não ligavam para o que o pai pensava e faziam o que achavam certo. No dia 25 de março, anunciação de Nossa Senhora, e um dos dias santos mais importantes do ano, enquanto eles foram para a igreja, este senhor foi para o sítio derrubar um pinheiro para aproveitar o tempo bom. O dia passou, e à tarde ele retornou para a casa onde sua esposa e seu filho esperavam com o jantar.
Para evitar discussão sua esposa não falou nada. E o pai orgulhoso disse ao filho:
– “Amanhã vamos levantar bem cedo, porque eu já fretei o caminhão para ir buscar as toras do pinheiro que derrubei, e vocês aproveitam para carregar os galhos para servir de lenha para o fogão”.
E assim aconteceu. Chegaram ao local antes das 8 horas da manhã, e o pai logo começou a dar golpes de machado nos galhos do pinheiro. Porém, para a sua surpresa, ele não conseguia fazer nenhum corte na madeira; conforme a golpeava, o machado pulava para cima. As pessoas que vieram para carregar as toras no caminhão se negavam a acreditar no viam. As toras e os galhos haviam sido transformados em pedra, e dizem que até hoje é possível encontrar pedaços destruídos em vários acervos particulares.
Sendo a lenda verdadeira ou não, o fato é que Prudentópolis hoje é um importante sítio arqueológico, onde foram encontrados fósseis de troncos de pinheiros que segundo a análise de especialistas, podem ter mais de 250 milhões de anos.
Foto: Maurício Bosak |
fontes:
- Lendas e Contos Populares do Paraná, de Renato Augusto Carneiro Jr.
- https://nossagente.info/2018/08/28/pinheiro-de-pedra-uma-das-lendas-de-prudentopolis/
Parána? É um novo estado? Saquei!
ResponderExcluirO retorno do Professor Pasquale
Excluir