Image Map

15 de março de 2023

O Pinheiro que Virou Pedra

۞ ADM Sleipnir


O Pinheiro que Virou Pedra é uma lenda local da cidade de Prudentópolis, no Paraná, e que busca dar uma origem miraculosa para os famosos Pinheiros de Pedra da região.

De acordo com a lenda, em uma comunidade do interior do município residia uma família onde a mãe e o filho eram cristãos praticantes e o pai ria das suas orações. Eles não ligavam para o que o pai pensava e faziam o que achavam certo. No dia 25 de março, anunciação de Nossa Senhora, e um dos dias santos mais importantes do ano, enquanto eles foram para a igreja, este senhor foi para o sítio derrubar um pinheiro para aproveitar o tempo bom. O dia passou, e à tarde ele retornou para a casa onde sua esposa e seu filho esperavam com o jantar. 

Para evitar discussão sua esposa não falou nada. E o pai orgulhoso disse ao filho:

“Amanhã vamos levantar bem cedo, porque eu já fretei o caminhão para ir buscar as toras do pinheiro que derrubei, e vocês aproveitam para carregar os galhos para servir de lenha para o fogão”. 

E assim aconteceu. Chegaram ao local antes das 8 horas da manhã, e o pai logo começou a dar golpes de machado nos galhos do pinheiro. Porém, para a sua surpresa, ele não conseguia fazer nenhum corte na madeira; conforme a golpeava, o machado pulava para cima. As pessoas que vieram para carregar as toras no caminhão se negavam a acreditar no viam. As toras e os galhos haviam sido transformados em pedra, e dizem que até hoje é possível encontrar pedaços destruídos em vários acervos particulares.

Sendo a lenda verdadeira ou não, o fato é que Prudentópolis hoje é um importante sítio arqueológico, onde foram encontrados fósseis de troncos de pinheiros que segundo a análise de especialistas, podem ter mais de 250 milhões de anos.

Foto: Maurício Bosak


fontes:




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby