Image Map

20 de março de 2023

Ichiren-bōzu

۞ ADM Sleipnir

Ichiren-bōzu (em japonês: 壱連坊主, "monge de contas") é um yokai do folclore japonês, sendo um dos muitos do tipo tsukumogami (付喪神 - "espírito artefato"). Ele surge a partir de contas de oração abandonadas por mais de um século.

Ichiren-bōzu é o protagonista do pergaminho Tsukumogami Emaki  (付喪神絵巻), datado do período Muromachi (entre 1336 e 1573), e que traz a história de espíritos artefatos que, revoltados com os humanos por terem os abandonado, resolvem causar todo tipo de transtorno a eles. Ichiren-bōzu tenta conduzi-los pelo caminho da retidão, mas é confrontado por Aratarō (荒太郎, uma clava tsukumogami), que interrompe seu sermão e o espanca. 

Ichiren-bōzu foge e se refugia nas montanhas, onde ele funda um templo e se torna mais sábio. Os outros tsukumogami seguem seu caminho de vingança contra os humanos, até que os deuses enviam os gohō dōji (japonês 護法童子; um tipo de espírito guardião do folclore budista japonês ) para por um fim em suas ações malignas. Sem saber o que fazer, esses tsukumogami buscam abrigo no templo de  Ichiren-bōzu, que os perdoa e permite que se juntem a ele. Lá, todos corrigiram seus caminhos e trilharam o caminho do budismo, conseguindo alcançar a iluminação.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby