12 de fevereiro de 2014

Hécate

۞ ADM Sleipnir


Hécate (Hecate, Hekate, Perséia) era uma antiga e complexa deusa grega, mas originalmente adorada pelos povos da Ásia Menor. Ela ocupava vários papéis diferentes, incluindo o de deusa da terra, rainha do submundo, e deusa da magia e da bruxaria. De acordo com o escritor grego Hesíodo, Hécate era a filha do Titã Perses e da ninfa Astéria. Hesíodo alegou que Hécate era a favorita de Zeus, que fez dela a deusa da terra, do céu e do mar. Foi dito também que o próprio Zeus a consultava antes de conceder algo a alguém

Associações 

Como uma deusa tríplice, ela foi identificada com os três aspectos da lua e era representada por mulheres de três diferentes idades. No céu, ela tomou a forma da velha Selene, a lua. Na Terra, ela estava ligada a Ártemis ( Diana ), deusa da caça. No submundo, ela estava ligada com a donzela Perséfone, esposa de Hades.

Por causa de sua associação com a lua, Hécate era vista como uma deusa da noite, da magia e dos feitiços. A magia foi muitas vezes praticado onde as estradas se encontraram, e os gregos estabeleceram santuários a ela nessas encruzilhadas, especialmente onde três estradas se reuniam. 



Em seu papel como deusa da magia, Hécate é representada como uma figura de três cabeças, que vigiava a encruzilhada onde eram realizados seus ritos. Para seus adoradores, ela poderia trazer boa sorte e sucesso, mas ela também pode ser uma poderosa força negativa. Mais tarde, a tradição cristã enfatizou esse lado de sua natureza, retratando Hécate como uma figura do mal e que era a rainha das bruxas.

Embora na maioria das vezes associada a cães, ela também está associada com sapos, cavalos, serpentes, vacas e corujas. Em sua forma de três cabeças, ela é muitas vezes representada com uma ou mais cabeças de animais.




Participação nos Mitos

Hécate não possui muitas participações nos mitos gregos, tendo sempre papéis secundários. Ela participa da Titanomaquia ao lado de Zeus e auxiliou Deméter em sua busca por Perséfone, guiando-a durante a noite com tochas de fogo. Após o reencontro de mãe e filha, se tornou ministra e companheira de Perséfone no submundo. Ela também combateu Héracles quando ele tentou enfrentar Cérbero, seu cão de companhia no submundo.

Curiosidades 

  • Medéia era uma sacerdotisa de Hécate. Em alguns relatos, ela é realmente a filha de Hécate ; 
  • Segundo algumas fontes, Hécate também seria mãe da feiticeira Circe; 
  • O aparecimento de cães negros uivando à noite significava que Hécate estava por perto, e seus latidos anunciavam sua abordagem;
  • Ela só pode ser vista pelos cães; 
  • Seu nome era invocado durante a noite nas encruzilhadas das cidades; 
  • Ela é dita viver perto dos túmulos de vítimas de assassinato.




Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

17 comentários:

  1. Acho que ela tem muito em comum com Lilith

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mais sobre Hécate.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu apenas acho que Hécate deveria estar entre os Deuses Olimpianos, simplesmente pelo fato de ela ser uma deusa poderosa, misteriosa e tendo na Mitologia Grega á eóns atrás sido alvo de um dos Gigantes Anti Deuses da Gaia. Clítio é o nome dele, Anti-Hécate e Anti-Magia *~~~~* Sou fascinado por esses gigantes e-e !

    ResponderExcluir
  5. Uh, Ganimedes, na verdade, ela poderia estar sim entre os Deuses Olimpianos. Mas acho que você sabe disso de acordou com os livros de Rick Riordan, certo? Sempre tem que haver um equilíbrio nas histórias, e Rick Riordan baseia as suas em diferentes versões de mitos. Mas é claro que se deuses realmente existissem, não iriam ser “tão” amigáveis com Percy Jackson ushaushausausha

    ResponderExcluir
  6. Ela é sincretizada com a Orixá Nanã no candomblé

    ResponderExcluir
  7. Interessante!...achei ela muito parecida com as pombajiras(Exu) da religião Afro-Brasileira e as três esposas do Rei Xango (Orixá) que é Oxum,Iansã e Obá.Gratidão pela informação e blessedbe <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ! Foi o que me lembrou muito os guardiões de esquerda , talvez cada um carrega essa forca de hecate , tudo no universo esta conectado , mas nao acho essa força parecida com vibração dos orixás nao .

      Excluir
  8. Amei, eu presto culto a essa maravilhosa Deusa amo muito ela e sei que ela está com nosclo todos os dias, sei que ela nos guia em nossos caminhos e como sendo a senhora das máscaras está em todas as religiões nos ajudando a trilhar nosso caminho em direção a alta espiritualidade

    ResponderExcluir
  9. Que Deus os liberte das escamas que cobrem seus olhos Amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a realidade remova as escamas que cobrem os seus.

      Excluir
    2. Meu bem vá procurar o seu deus dentro da sua bíblia, deixe esse blog para quem respeita e quer saber mais sobre os deuses de outras culturas.

      Excluir
    3. Que comentário triste o seu, fique com o seu Deus e deixe as outras pessoas prestarem culto aos Deuses delas, engraçado que você acha que o seu Deus é o único que existe, no entanto já se prestava culto a Hécate muito antes de Jesus Cristo vir ao mundo, engraçado não é? Tenha respeito Sr. Anónimo! Se não é para fazer comentários decentes então não comente nada! Se não crê em Hécate e é tão "anti-Deuses" porque é que veio ler o artigo? não entendo.

      Excluir
  10. Medeia não era Grega, portando não adorava Hecate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson, Medéia era sacerdotisa da deusa Hécate. Foi em seu templo inclusive que ela fez Jasão jurar-lhe fidelidade eterna (fonte: Livro "Medéia, Hipólito, As Troianas", de Eurípides).

      Indico-lhe o link a seguir em inglês (http://www.theoi.com/Khthonios/HekateGoddess.html), que trás inúmeras informações relevantes sobre a relação entre as duas.

      Excluir
  11. Gostei do site, sobre mitologias, sou apaixonado por mitologia.

    ResponderExcluir
  12. Estou a procura de estudos da Deusa Hécate. Gostei muito das informações e gostaria de me aprofundar mais. Parabéns.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby