Image Map

24 de dezembro de 2012

Renas Natalinas

 ۞ ADM Sleipnir


O mito das Renas Natalinas, como conhecemos, tem raízes profundas que remontam a uma época anterior à celebração do Natal. Enquanto o Natal se tornou uma festa religiosa cristã para muitas pessoas, sua história revela uma mistura de mitologia, celebração do solstício e uma astuta campanha publicitária. A tradição das renas está entrelaçada com a mitologia e a história dos povos do Ártico, onde esses animais eram reverenciados e cercados de mistério. Essa tradição, que se estende desde a Mongólia até o Canadá e a Escandinávia, influenciou indiretamente a associação das renas com o Papai Noel.

A primeira associação conhecida entre renas e o Papai Noel apareceu no século XIX, quando as celebrações de Natal renasceram nos Estados Unidos e na Inglaterra. Referências a um trenó puxado por renas surgiram em 1812, e apenas nove anos depois, em um poema intitulado "A New Year’s Present", as renas foram mencionadas, dando início à tradição de Santa Claus com suas oito renas.


Estas renas, inicialmente identificadas no poema "The Night Before Christmas" de 1823, eram todas consideradas masculinas na poesia, apesar de a biologia nos informar que apenas as fêmeas teriam a resistência necessária para puxar um trenó durante o inverno. Seus nomes eram DasherDancerPrancerVixen, Comet, CupidDonner Blitzen ou em português: CorredoraDançarinaEmpinadoraRaposaCometaCupidoTrovão Relâmpago. Uma nona rena, Rudolph ou Rodolfo, que acabou por se tornar a mais conhecida, só integraria o grupo mais tarde (em 1939), graças a uma campanha publicitária inteligente da Coca-Cola.

A Criação de Rudolph

A narrativa de Rudolph foi desenvolvida pelo redator publicitário Robert L. May, que trabalhava para a Montgomery Ward, uma loja de departamentos em Chicago. Em 1939, a Montgomery Ward estava procurando uma maneira de atrair mais clientes durante a época natalina, e May foi encarregado de criar uma história para ser distribuída como parte de uma campanha promocional. May se inspirou em sua própria infância para criar Rudolph. Ele tinha sido alvo de bullying quando criança devido a sua aparência e personalidade tímida. Com essa experiência em mente, May imaginou uma rena que, apesar de ser diferente por ter um nariz vermelho e luminoso, encontraria uma maneira de se destacar e se tornar uma figura importante durante o Natal.

A história resultante foi contada no folheto intitulado "Rudolph the Red-Nosed Reindeer", distribuído pela Montgomery Ward. A história descreve Rudolph como uma rena jovem que é excluída pelas outras renas por causa de seu nariz diferente. No entanto, na véspera de Natal, quando uma densa neblina ameaça prejudicar a entrega dos presentes de Papai Noel, Rudolph é chamado para liderar a equipe de renas, graças à sua peculiaridade luminosa, que serve como uma espécie de farol na escuridão.


A história de Rudolph rapidamente ganhou popularidade e ressonância cultural. Posteriormente, em 1949, Johnny Marks transformou a narrativa em uma música de sucesso, interpretada por Gene Autry, e Rudolph se tornou uma figura icônica das celebrações natalinas. Desde então, a história foi adaptada em desenhos animados, filmes e outras formas de mídia, solidificando a posição de Rudolph como a rena do nariz vermelho mais famosa do mundo.
Rudolph é o cara LOL


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE


Postagem revisada e atualizada em 23/11/2023
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby