Image Map

26 de maio de 2013

Kratos

۞ ADM Sleipnir

Kratos, protagonista da franquia de jogos "God Of War"

Na mitologia grega, Kratos (grego Κράτος, "força", também grafado Cratos e Cratus) é a personificação da força e do poder. Ele é filho do titã Palas e da ninfa Estige, e seus irmãos são Nike (deusa grega da vitória), Bias (deusa grega da força) e Zelo (deus grego da rivalidade). Os quatro eram frequentemente descritos como os protetores alados de Zeus, e foram os primeiros a ficar ao lado de Zeus, enquanto ele defendia o Monte Olimpo do ataque do monstro Tifão. Kratos não desempenha um grande papel no mito grego, mas sua influência na mitologia moderna parece ser forte.

Na mitologia moderna

Apesar de Kratos na mitologia grega ser o deus do poder, o seu nome  é provavelmente mais conhecido nos tempos modernos por batizar o personagem principal da popular série de jogos da Sony, "God of War". Aparentemente, o título de deus da guerra não se refere à Kratos , mas ao deus grego da guerra, Ares, que desempenha um papel na trama.

Embora o caráter de Kratos na série supostamente não ser derivado do deus do poder, há muitos indícios dentro do jogo e da sua criação, que sugerem que a conexão é mais forte do que se pode acreditar.

Por exemplo, a história se passa na Grécia antiga e tem muitos dos famosos deuses e deusas gregos envolvidos. O personagem Kratos é um mortal que tem uma relação tênue com os deuses. Mas várias das características do personagem Kratos vêm do mito grego. Os designers alegaram que eles queriam que ele parecesse o mais "grego e brutal" possível, o que se encaixa bem com a imagem do Kratos da mitologia grega.


Mais revelador, talvez, seja fato de que as correntes são um importante item do personagem, tanto no uso físico e como armamento. Isso poderia ser visto como um vínculo ao  papel do Kratos da mitologia grega, na história de Prometeu, pelo menos de acordo com o antigo poema "Prometeu Acorrentado" de Ésquilo. No poema, Kratos, em nome de Zeus, diz ao deus ferreiro Hefesto para acorrentar Prometeu às rochas de uma montanha para que lhe sirva de punição por dar o fogo ao humanos.

Abaixo, um trecho de "Prometeu Acorrentado":


[A cena é o pico duma montanha deserta. Chegam Kratos e Bias, que trazem preso Prometeu; segue-os, coxeando, Hefesto, carregando correntes, 
cravos e malha.]

Kratos: Eis-nos chegados a um solo longínquo da terra, caminho da Cítia, deserto ínvio. Hefesto, é mister te desincumbas das ordens enviadas por teu pai, acorrentando este celerado, com liames inquebráveis de cadeias de aço, aos rochedos de escarpas abruptas. Ele roubou uma flor que era tua, o brilho do fogo, vital em todas as artes, e deu-a de presente aos mortais; é preciso que pague aos deuses a pena desse crime, para aprender a acatar o poder real de Zeus e renunciar o mau vezo de querer bem à Humanidade.

Hefesto: Kratos e Bias, a incumbência de Zeus para vós está terminada; nada mais vos embarga. Eu, porém, não me animo a agrilhoar à força um deus meu parente a um píncaro aberto às intempéries. Todavia, é imperioso criar essa coragem; é grave negligenciar as ordens de meu pai. Filho de Têmis bem avisada, cheio de ousados intentos, vou, grado meu, mau grado teu, prender-te com cravos de bronze impossíveis de arrancar a este penhasco deserto, onde não ouvirás a voz nem verás o vulto de nenhum mortal. Crestado pela chama ardente do sol, perderás o viço da pele; o manto matizado da noite, para teu gáudio, virá cobrir a luz, e o sol dissipará de novo as brumas da aurora, mas serás triturado pelo acabrunhamento da desgraça, sempre presente, porque ainda está por nascer o teu libertador. Eis o que te rendeu o vezo de querer bem à Humanidade. Tu, um deus, não te encolheste de medo à cólera dos deuses e entregaste, com violação da justiça, as suas prerrogativas aos mortais; em paga, montarás guarda a este penhasco desprezível, de pé, sem dormir, sem dobrar os joelhos. Debalde exalarás gemidos e ais sem fim, porque inexorável é o coração de Zeus; todo poder recente é implacável.

Kratos: Basta! Para que te atardares em lástimas perdidas? Por que não abominas o deus mais odioso aos deuses, que entregou aos mortais um privilégio teu?

Hefesto: O parentesco e a amizade são forças formidáveis.

Kratos: Concordo, mas como se podem transgredir as ordens de teu pai? Isso não te infunde medo?

Hefesto: Tu és sempre cruel e audacioso.

KratosLamentos não curam os seus males; não te canses à toa em lástimas ineficazes.

Hefesto: Oh! Que ofício detestável!

Kratos: Detestável por quê? Tua arte, francamente, culpa nenhuma tem nestas aflições.

Hefesto: Ainda assim, oxalá ela o quinhão dalgum outro.

Kratos: Todos os quinhões foram negociados, menos o de comandar os deuses; ninguém é livre senão Zeus.

Hefesto: Bem sei; a isso não posso replicar.

Kratos: Então, mãos à obra! Envolve-o nas cadeias; que teu pai não te aviste parado.

Hefesto: Ele pode ver-me com as correntes nas mãos.

Kratos: Põe-lhe as cadeias em torno dos braços, martela com toda a força e prega-o na rocha.

Hefesto: O trabalho avança e sai a contento.

Kratos: Bate mais forte, aperta, não deixes folga; ele é hábil em descobrir saídas até onde não existem.

Hefesto: Este braço está preso, de não se poder soltar.

Kratos: Fixa também este solidamente, para ele aprender que sua astúcia não é tão ágil como a de Zeus.

Hefesto: Ninguém poderá reclamar com razão de meu trabalho, exceto ele.

Kratos: Agora, finca-lhe firmemente no peito o dente duro duma cunha de aço.

Hefesto: Ai! Prometeu, gemo baixinho por teus sofrimentos.

Kratos: Estás outra vez remanchando e lastimando um inimigo de Zeus? Cuidado, não venhas um dia a chorar por ti mesmo!

Hefesto: Não estás vendo um espetáculo triste de ver?

Kratos: Eu o vejo receber o que merece. Vamos, passa-lhe um cinto em torno dos flancos.

Hefesto: Não posso evitar de fazê-lo; não precisas exortar-me.

Poder: Pois não só te exortarei, mas até instarei contigo. Desce e mete-lhe à força umas grilhetas nas pernas.

Hefesto: Pronto. Não deu muito trabalho.

Kratos: Crava-lhe agora agora fortemente umas peias penetrantes; quem fiscaliza a obra é rigoroso.

Hefesto: Tua linguagem afina-se com tua figura.

Kratos: Sê brando tu, mas não censures minha rigidez e a crueza de minha índole.

Hefesto: Podemos ir. Seus membros já estão amarrados.

Kratos (a Prometeu): Abusa, agora! Furta aos deuses seus privilégios para entregá-los aos seres efêmeros. Que alívio te podem dar deste suplício os mortais? Errados andaram os deuses em te chamarem Prometeu; tu mesmo precisas de alguém que te prometa um meio de safar-te destes hábeis liames!

[Retiram-se Kratos, Bias e Hefesto.]


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

10 comentários:

  1. Oi!
    Bem eu amo Kratos,aqui em casa temos os jogos, e acredite eu até choro,tenho uma camiseta com a imagem dele,linda!!!!!,tenho o boneco(camiseta e o boneco ganhei do meu filho).Quanto a minha idade tenho 59 anos,sou fissurada em alguns jogos de game.Mas Kratos é Kratos.
    Valeu mesmo você colocar aqui sobre esse grande guerreiro.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sleipnir: Nossa, muito legal mesmo. O Kratos é demais e assim que descobri sobre a mitologia por trás do personagem eu resolvi trazer sobre ela ao blog. Obrigado por prestigiar nosso blog com sua leitura :)!

      Excluir
    2. É fã do Kratos do game God of War? Então você tem que ter essa camiseta!

      http://ideiaincrivel.com/index.php?route=product/product&product_id=171

      Este e outros modelos incríveis, você encontra em nosso site. Visite-nos e encontre modelos exclusivos.

      Visite o nosso site: www.ideiaincrivel.com , curta nossa página: www.facebook.com/ideiaincrivel e fique por dentro de todas as novidades.

      Tá esperando o que? Clique agora e garanta já a sua!

      Excluir
  2. muuuuuuuuuito top o site, adorei

    ResponderExcluir
  3. Gente,so facinado por Kratos,God of War,finalizei o 1,2,3 e agora estou jogando o 4 muito legal ter postado sobre ee no blog

    ResponderExcluir
  4. cara eu zerei toda a saga God Of War 1, 2, 3, Chais of Olympus , Ghost of Spartha e Ascension e sou muito fã do Kratos e gostei muito do site

    ResponderExcluir
  5. muito bom mesmo me ajudou muiito no trabalho e tbm pq sou fãzasso do kratos e seus jogos

    ResponderExcluir
  6. Na vdd desde Final Fantasy vários jogos tem suas histórias baseadas direta ou indiretamente em mitos, deuses, histórias bíblicas, etc.

    ResponderExcluir
  7. pode apostar que sim, muitos jogos, principalmente rpg, tem muitas criaturas misticas no meio, devil may cry, final fantasy, castlevania, legend of zelda e por ai vai!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby