Image Map

1 de outubro de 2014

Capelobo

۞ ADM Sleipnir

Arte de Hugo Souza

O Capelobo é uma criatura pertencente ao folclore do Pará e também do Maranhão, onde é conhecido como Cupelobo. Seu nome provavelmente é de indígena, e significa "lobo torto". Segundo a lenda, quando os índios ficam muito velhos, eles não chegam a morrer. Ao invés da morte, esses índios ganham uma nova vida sob a forma de um Capelobo.
 
Descrição

A descrição da criatura varia conforme a região. No Maranhão, ele é descrito como uma criatura humanóide com um corpo peludo e com um focinho de tamanduá. Já em outras regiões, ele é descrito como uma anta, porém com características mais distintas, é maior que uma anta comum, é mais rápido, possuindo um focinho mais parecido com o de um cão ou porco, e cabelos longos. Segundo alguns folcloristas, o Capelobo possui apenas uma perna ou pata redonda, similar a outra criatura do folclore brasileiro, o Pé-de-garrafa.



Características

O Capelobo tem o hábito de sair à noite para rondar as casas e acampamentos na floresta. A sua chegada pode ser notada devido aos gritos assustadores que ele produz. Esses gritos, que no meio da mata se multiplicam em todas as direções, desnorteiam os caçadores e mateiros que assim vagam perdidos, chegando, às vezes, a enlouquecer.

Sua dieta é composta basicamente de cães e gatos recém nascidos, e também de seres humanos. Segundo o historiador  Câmara Cascudo relata em Geografia dos Mitos Brasileiros, “Ciclo dos Monstros”, o Capelobo abraça os humanos que encontra, perfura seus crânios na região mais alta, introduz a ponta do focinho no orifício e suga toda a massa cefálica. Já de acordo com Carlos de Lima em seu livro "Lendas do Maranhão", o Capelobo bebe o sangue de suas vítimas, seja homem ou animal.

Aparentemente, um Capelobo só pode ser morto se for atingido por um tiro ou outro ferimento em seu umbigo. 

Arte de M_atreus S


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. Muito Bom adoro o folclore brasileiro

    ResponderExcluir
  2. Tao Bom que até li outra vez

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembrou aquelas paródias de filmes de aliens dos anos 70, onde os aliens sugavam o cérebro dos humanos com canudinhos... Esse aí nem precisa de canudo! Mas muito interessante esse post.

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo começo para minha pesquisa... Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,mas essa cor me dá dor de cabeça.fora isso gostei bastante e também me ajudou a fazer um trabalho para escola

    ResponderExcluir
  6. Morei um tempo com o meu pai na selva no Pará, num rancho beira chão construido por nós,quando tinha 15 anos.
    Então nada disso me parece lenda.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito deste site,tenho um pequeno canal no Youtube (um mero passatempo) e aqui é uma de minhas fontes prediletas de pesquisa.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por isso vou apresentar na minha aula sobre o folclore brasileiro

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby