Image Map

9 de outubro de 2014

Carbúnculo

۞ ADM Sleipnir



O Carbúnculo é uma espécie de animal mítico que teria sido avistado na América do Sul pelos primeiros conquistadores espanhóis. Carbúnculos são geralmente descritos como pequenos animais, como gatos, cães ou até aves. O que torna um carbúnculo diferente dos animais comuns é uma jóia que ele possui encravada em sua testa. Esta jóia lhe confere habilidades especiais, como a capacidade de emitir raios de luz e também sentir a emoção e a personalidade das pessoas. O carbúnculo usa seus raios de luz para cegar pessoas gananciosas que estejam à procura de sua jóia, mas  caso encontre com uma pessoa humilde e de bom coração, a sua jóia cai de sua testa e ele a entregará pacificamente a essa pessoa.


No Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul, existe uma lenda sobre um carbúnculo, conhecida como "A Salamanca do Jarau". No tempo dos padres jesuítas, existia um moço sacristão no Povo de Santo Tomé, na Argentina, do outro lado do rio Uruguai. Ele morava numa cela de pedra nos fundos da própria igreja, na praça principal da aldeia. Certo dia, o sacristão viu uma criatura sair das águas de uma lagoa vizinha. Ela era parecida com um lagarto, só que enorme e tinha em sua cabeça uma jóia tão brilhante que fazia ofuscar as vistas.

Apesar da dificuldade em capturá-lo, o sacristão conseguiu apoderar-se dele e levá-lo para casa. Ali, ele descobriu, deliciado, que o Carbúnculo tinha o poder de dar riquezas infinitas ao seu possuidor, além de transformar-se, à noite,numa linda mulher.O sacristão, então, passou a devotar todos os seus cuidados à criatura sobrenatural, esquecendo-se de Deus e dos homens. A inveja, porém, falou mais forte, e os homens da cidade decidiram prender o ex-sacristão, condenando-o à morte. O Carbúnculo, porém, veio em seu socorro e, depois de espalhar a morte e a devastação, raptou o amigo das mãos dos seus carrascos, desaparecendo juntamente com ele. Reza a lenda que o sacristão vive até hoje, no Cerro do Jarau, em meio às riquezas, junto do seu amigo do peito, que à noite continua a se metamorfosear em bela ninfa.




Fontes sobre a Salamanca do Jarau
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

13 comentários:

  1. Excelente. Agora nossa experiencia com a série Final Fantasy estará completa. Pra quem não sabe o animal é uma das evocações presentes em vários games da franquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano tambem existe um pokemon bem parecido com ele

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. muito fofo o carbunculo

    ResponderExcluir
  3. otimo mito esse do carbunculo,
    ele e realmente e um animal facinante e misterioso

    ResponderExcluir
  4. Quero um pra dar amor e carinho aaaa

    ResponderExcluir
  5. Esto es mentira, no??
    Nunca escuche sobre esa leyenda.

    ResponderExcluir
  6. Tem só um problema nessa história, Teiú-Iagua é um deus da mitogia guarani, segundo as lendas ele se assemelhava a um lagarto com 7 cabeças de cão e uma joia em uma delas... essa jóia é que se chamava carbunculo e não a criatura... que por sinal nem é uma criatura e sim um deus.

    ResponderExcluir
  7. Único carbúnculo que conhecia era o Carbúnculo Rubi (Yugi Oh GX)

    ResponderExcluir
  8. Tem pouquíssimas coisas sobre essa lenda na internet. Acho muito legal a forma de lagarto dele

    ResponderExcluir
  9. Pesquisei sobre uma doença e achei essa lenda. Vou anotar pra usar no RPG hehe

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby