Image Map

7 de outubro de 2014

Niu-Tou & Ma-Mian

۞ ADM Sleipnir


Niu-Tou (chinês simplificado: 牛头; chinês tradicional: 牛頭, "cabeça de touro") e Ma-Mian (chinês simplificado: 马 面; chinês tradicional: 馬 面; "cabeça de cavalo") são um dupla de terríveis guardiões de Di Yu, o submundo da mitologia chinesa. Eles também aparecem na mitologia japonesa, sendo conhecidos respectivamente como Gozu (牛頭) e Mezu (馬頭).

Normalmente mencionados juntos, eles são as primeiras criaturas que uma alma encontra ao chegar no submundo. Ambos são criaturas dotadas de uma força descomunal, e responsáveis por guardar os portões do submundo. Eles também são responsáveis por escoltar os recém-falecidos até o submundo. Ocasionalmente, algumas almas tentam escapar de sua vigilância, mas acabam sendo caçadas sem piedade, além de serem torturadas pelos dois.


Lenda

De acordo com uma história, Niu-Tou e Ma-Mian costumavam ser apenas dois animais normais de uma fazenda, mas que eram bons o suficiente na execução de seu trabalho para ganhar o respeito de Yama, o senhor do submundo. Yama ficou tão impressionado com a ética de trabalho dos dois que após suas mortes conferiu-lhes formas humanas, e deu-lhes a tarefa de guardar os portões e as almas do submundo. 

Enquanto isso, na terra dos vivos, um escudeiro estava se preparando para comemorar o aniversário de 18 anos de seu filho, para quem ele planejava realizar um grande evento. Enquanto preparava a festa, o escudeiro foi ver uma cartomante para perguntar sobre o futuro de seu filho, mas infelizmente descobre que seu filho e único herdeiro estava destinado a morrer. O escudeiro entrou em desespero, mas a cartomante o acalmou, prometendo que tudo ficaria bem se ele trouxesse comida até um determinado local e implorasse pela vida de seu filho. 



O escudeiro seguiu as instruções da cartomante, e ao chegar ao local indicado por ela, viu-se frente a frente com Niu-Tou e Ma-Mian, que desfrutavam de um jogo de xadrez. Ele lhes ofereceu a comida que havia trazido, e eles alegremente aceitaram. Mas quando o escudeiro pediu-lhes para salvar a vida de seu filho, eles foram obrigados a recusar, pois isso era contra a vontade de Yama. Após um pouco mais de súplica, os dois finalmente cederam e decidiram não levar a alma do rapaz. Isto, obviamente, irritou Yama, que, como punição, fez suas cabeças tomarem a forma dos animais que tinham sido em vida. Com isso Niu-Tou ficou com a cabeça de boi, e Ma-Mian com a cabeça de cavalo.

Niu-tou e Ma-Mian também aparecem no clássico romance chinês "Jornada ao Oeste", onde são enviados para capturar Sun Wukong, o Rei Macaco. Apesar da grande força dos guardiões, Sun Wukong consegue não só derrotá-los, como também os faz recuar. Com o caminho livre, Sun Wukong invade o submundo e remove o seu próprio nome e também os nomes de seus seguidores do registro de almas vivas, concedendo assim a imortalidade para si mesmo e para seus seguidores-macaco. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. "para comemorar o aniversário do filho de 18 anos, a QIAL". Está com erro de ortografia, consertem, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erros de português são normais, ainda mais quando você faz as coisas sozinho, além de ter que dar conta de trabalho e família. Agradeço mais uma vez por você vir até o blog e me informar sobre um erro, mas, sinceramente não precisa ficar fazendo isso o tempo todo. Eventualmente eu iria notá-lo (estou sempre revisitando as postagens e corrigindo possíveis erros).

      Excluir
    2. convide-o para editar os textos. assim ele entenderá a dificuldade.

      Excluir
  2. Ótima história, gosto muito do site e do projeto que vcs desenvolvem aqui. Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Curiosidade:
    No jogo Spelunky, a ultima fase se passa no Inferno. O ultimo Boss se chama Rei Yama, e, junto de Rei Yama surgem personagens chamados de Cabeça de Cavalo e Cara de Boi, que, notavelmente, são referências à esta mitologia!

    Fontes para confirmação:
    http://spelunky.wikia.com/wiki/Hell
    http://spelunky.wikia.com/wiki/King_Yama
    http://spelunky.wikia.com/wiki/Horse_Head
    http://spelunky.wikia.com/wiki/Ox_Face

    _Dom Lee aqui. Obrigado pelo site e parabéns!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby