Niu-Tou (chinês simplificado: 牛头; chinês tradicional: 牛頭, "cabeça de touro") e Ma-Mian (chinês simplificado: 马 面; chinês tradicional: 馬 面; "cabeça de cavalo") são um dupla de terríveis guardiões de Di Yu, o submundo da mitologia chinesa. Eles também aparecem na mitologia japonesa, sendo conhecidos respectivamente como Gozu (牛頭) e Mezu (馬頭).
Normalmente mencionados juntos, eles são as primeiras criaturas que uma alma encontra ao chegar no submundo. Ambos são criaturas dotadas de uma força descomunal, e responsáveis por guardar os portões do submundo. Eles também são responsáveis por escoltar os recém-falecidos até o submundo. Ocasionalmente, algumas almas tentam escapar de sua vigilância, mas acabam sendo caçadas sem piedade, além de serem torturadas pelos dois.
Lenda
De acordo com uma história, Niu-Tou e Ma-Mian costumavam ser apenas dois animais normais de uma fazenda, mas que eram bons o suficiente na execução de seu trabalho para ganhar o respeito de Yama, o senhor do submundo. Yama ficou tão impressionado com a ética de trabalho dos dois que após suas mortes conferiu-lhes formas humanas, e deu-lhes a tarefa de guardar os portões e as almas do submundo.
Enquanto isso, na terra dos vivos, um escudeiro estava se preparando para comemorar o aniversário de 18 anos de seu filho, para quem ele planejava realizar um grande evento. Enquanto preparava a festa, o escudeiro foi ver uma cartomante para perguntar sobre o futuro de seu filho, mas infelizmente descobre que seu filho e único herdeiro estava destinado a morrer. O escudeiro entrou em desespero, mas a cartomante o acalmou, prometendo que tudo ficaria bem se ele trouxesse comida até um determinado local e implorasse pela vida de seu filho.
O escudeiro seguiu as instruções da cartomante, e ao chegar ao local indicado por ela, viu-se frente a frente com Niu-Tou e Ma-Mian, que desfrutavam de um jogo de xadrez. Ele lhes ofereceu a comida que havia trazido, e eles alegremente aceitaram. Mas quando o escudeiro pediu-lhes para salvar a vida de seu filho, eles foram obrigados a recusar, pois isso era contra a vontade de Yama. Após um pouco mais de súplica, os dois finalmente cederam e decidiram não levar a alma do rapaz. Isto, obviamente, irritou Yama, que, como punição, fez suas cabeças tomarem a forma dos animais que tinham sido em vida. Com isso Niu-Tou ficou com a cabeça de boi, e Ma-Mian com a cabeça de cavalo.
Niu-tou e Ma-Mian também aparecem no clássico romance chinês "Jornada ao Oeste", onde são enviados para capturar Sun Wukong, o Rei Macaco. Apesar da grande força dos guardiões, Sun Wukong consegue não só derrotá-los, como também os faz recuar. Com o caminho livre, Sun Wukong invade o submundo e remove o seu próprio nome e também os nomes de seus seguidores do registro de almas vivas, concedendo assim a imortalidade para si mesmo e para seus seguidores-macaco.
Otimo
ResponderExcluir"para comemorar o aniversário do filho de 18 anos, a QIAL". Está com erro de ortografia, consertem, por favor.
ResponderExcluirErros de português são normais, ainda mais quando você faz as coisas sozinho, além de ter que dar conta de trabalho e família. Agradeço mais uma vez por você vir até o blog e me informar sobre um erro, mas, sinceramente não precisa ficar fazendo isso o tempo todo. Eventualmente eu iria notá-lo (estou sempre revisitando as postagens e corrigindo possíveis erros).
Excluirconvide-o para editar os textos. assim ele entenderá a dificuldade.
ExcluirÓtima história, gosto muito do site e do projeto que vcs desenvolvem aqui. Parabéns pelo excelente trabalho.
ResponderExcluirObrigado!!!
ExcluirCuriosidade:
ResponderExcluirNo jogo Spelunky, a ultima fase se passa no Inferno. O ultimo Boss se chama Rei Yama, e, junto de Rei Yama surgem personagens chamados de Cabeça de Cavalo e Cara de Boi, que, notavelmente, são referências à esta mitologia!
Fontes para confirmação:
http://spelunky.wikia.com/wiki/Hell
http://spelunky.wikia.com/wiki/King_Yama
http://spelunky.wikia.com/wiki/Horse_Head
http://spelunky.wikia.com/wiki/Ox_Face
_Dom Lee aqui. Obrigado pelo site e parabéns!