Image Map

2 de julho de 2015

Nótt

۞ ADM Sleipnir


Nótt ("noite" em nórdico antigo) é a deusa nórdica que personifica a noite, além de avó materna do deus do trovão ThorSua origem e natureza são descritas no Gylfaginning ("O Engano de Gylf"), a 1ª parte da Edda em prosa escrita por Snorri Sturluson em torno de 1220. A deusa é geralmente retratada como uma mulher madura com pele escura e usando trajes escuros.

De acordo com o Gylfaginning, Nótt era filha de um jotunn chamado Nörfi ( também Narfi ou Nörr). Ela teve três maridos e com cada um deles teve um filho. Seu primeiro marido foi Naglfari, com quem teve um filho chamado Audr, depois casou-se com Annar, com quem teve uma filha chamada Jörd ("Terra") e, por último, casou-se com um membro da classe dos Aesir, Dellingr, com quem teve um filho chamado Dagr ("Dia").  Nótt e Dagr receberam de Odin dois cavalos e duas carruagens e foram colocados no céu, de modo de eles cavalgariam ao redor do mundo a cada doze horas. Nótt cavalga durante a noite sobre seu cavalo chamado Hrímfaxi ("Crina Gelada") que ao amanhecer orvalha a terra com a espuma de seu freio. Já Darg cavalga durante o dia sobre o seu cavalo chamado Skinfaxi ("Crina Brilhante"), que ilumina a terra e o céu com o brilho de sua crina. 

Arte de Gustavo Rinaldi
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. E dá-lhe mitologia nórdica... cadê a diversificação: mitologia persa, fenícia e suméria como exemplos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diversificação você irá encontrar no Mapa do Blog, lá em cima no menu. De cerca de 800 postagens que temos no blog, apenas 60 são sobre mitologia nórdica, e ainda sim não são postadas uma após a outra. Enquanto houver o que postar sobre o assunto irei postar. Sobre as mitologias persa, suméria e fenícia, se fossem fáceis de serem postadas o blog estaria cheia delas, mas são as mais complicadas de ser fazer.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby