Image Map

22 de abril de 2022

Ask & Embla

۞ ADM Sleipnir

Arte de DustyCandy

Ask e Embla são, de acordo com a mitologia nórdica, os dois primeiros humanos a serem criados pelos deuses. Eles são atestados tanto na Edda Poética, compilada no século XIII a partir de fontes tradicionais anteriores, quanto na Edda em Prosa, escrita no século XIII por Snorri SturlusonO nome Ask vem do antigo nórdico askr, e significa literalmente " freixo ", mas a etimologia e o significado de Embla é incerto, geralmente sendo considerado "olmo" ou "videira".

Mito

Ask, o primeiro homem, e Embla, a primeira mulher, foram criados por Odin e seus dois irmãos, Vili e Ve (ou Hoenir e Lodur, conforme outra versão) algum tempo após eles terem derrotado o gigante de gelo primordial YmirDe acordo com o mito, um dia enquanto caminhavam pelo litoral de Midgard, Odin e seus irmãos encontraram dois pedaços de troncos flutuando no mar e os recolheram. Eles tinham a forma de um homem e de uma mulher, mas não possuíam nenhum sinal de vida. 

"Creazione di Askr ed Embla", por Franz Stassen 91920)


Então os deuses decidiram dar a eles o que lhes faltava e torná-los assim verdadeiros humanos. Odin soprou neles o fôlego da vida, enquanto Vili deu-lhes consciência e movimento, e Ve deu-lhes os sentidos da fala, audição e visão. Após vesti-los com roupas adequadas, eles nomearam o homem como Ask e a mulher Embla, e definiram Midgard como sua morada.  Assim, ele se tornaram os ancestrais de toda a espécie humana.

Uma pré-criação dos anões

Uma estrofe que precede o relato da criação de Ask e Embla no Völuspá fornece um catálogo de anões, e a estrofe 10 tem sido considerada por estudiosos como descrevendo a criação de formas humanas da terra. Como a transição dessas estrofes para a estrofe que descreve a criação de Ask e Embla é abrupta, alguns estudiosos teorizam que os anões foram responsáveis por criar as formas iniciais de Ask e Embla, enquanto Odin e seus irmãos foram responsáveis por lhes darem o necessário para que ganhassem vida.


fontes:
  • https://norse-mythology.org/
  • https://skjalden.com/
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Queria saber mais sobre "Ginnungagap" o caos primordial da mitologia nórdica, ele tinha personificação como o "Caos" da mitologia grega?Era maligno como "Apofis"? ou só estava lá como no cristianismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ginnungagap não era um deus ou ser, logo não pode ser bom ou mal.

      Excluir
  2. Amor doido pra vê um post novo de mitologia hindu,fale sobre Nandi,a vaca/boi divina do deus Shiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nandi está em rascunho há anos. Vou ver se termino. Tem 2 posts de mitologia hindu programados: Kabandha e Virabhadra.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby