Image Map

8 de março de 2021

Kadlu

۞ ADM Sleipnir

Kadlu é na mitologia inuíte uma de três deusas irmãs, que juntas são responsáveis por criar e controlar tempestades. Kadlu cria o som dos trovões saltando sobre o gelo oco dos icebergs. Sua irmã Kwitu/Kweetoo cria raios esfregando pedras umas nas outras. A terceira irmã, Ignirtoq  urina com tanta profusão que a mesma precipita sob a terra na forma de chuva. As três irmãs costumam geralmente ser referidas coletivamente como Kadlu.

De acordo com uma lenda, quando pequenas as irmãs brincavam fazendo tanto barulho que incomodaram seus pais. Cansados de tanto barulho, eles pediram a elas para irem brincar fora de casa (ou as expulsaram, conforme outra versão). Nessa ocasião elas inventaram uma nova brincadeira, brincadeira essa que se tornou o meio pelo qual elas controlam o clima. 

Segundo uma versão da lenda, elas foram viver no mar ao lado da deusa Sedna, iniciando tempestades sob seu comando. Conforme outra versão, as irmãs foram transportadas para o céu, onde viviam em uma casa feita com ossos de baleia. Para comer, elas caçam caribus, derrubando-os com raios.

Em algumas áreas, dizia-se que as mulheres eram capazes de evitar tempestades ou mesmo criá-las, deixando oferendas para as deusas irmãs, tais como agulhas, pedaços de marfim e velhos pedaços de pele de foca.

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby