Image Map

13 de maio de 2022

Butatsch-cun-ilgs

۞ ADM Sleipnir

Arte de Marcos Villarroel

Butatsch-cun-ilgs (“estômago de vaca”, erroneamente chamado de Butatsch-ah-ilgs) é uma misteriosa e grotesca criatura dita habitar o lago Lüschersee, localizado nos Alpes Suíços. De acordo com o folclore local, o lago esconde uma entrada para o centro da Terra, onde ardem chamas eternas e de onde o Butatsch-cun-ilgs emerge. A criatura é descrita como tendo uma aparência semelhante a um estômago de vaca gigante, com milhares de olhos preenchendo toda a extensão de seu corpo. Esses olhos possuem poderes hipnóticos, e dizem que se o Butatsch-cun-ilgs concentrar a visão de todos eles em um único ponto, o que estiver no local será consumido por chamas. 

Embora seja uma criatura temível, de acordo com uma lenda o Butatsch-cun-ilgs parece ter um senso de justiça que o faz voltar sua fúria contra aqueles que se aproveitam dos mais fracos e abusam de seu poder. Há muito tempo, durante o período feudal, os pastores da região travavam lutas constantes contra os nobres e cruéis senhores de terras, que os tratavam de maneira injusta e e os prejudicavam por puro esporte. Certa vez, um grupo de nobres voltava de uma caçada, quando encontraram em seu caminho rebanhos de gado e ovelhas pastando pacificamente no lago Lüschersee. e naturalmente decidiram matá-los. Com gritos altos e gargalhadas, eles conduziram os animais à sua frente, golpeando-os com suas espadas e forçando-os a se afogarem no lago. Os camponeses só puderam assistir enquanto os nobres zombavam deles. Foi então que a água do lago começou a espumar e borbulhar, e uma monstruosa criatura se ergueu dele. Hipnotizados por ela, os nobres ficaram emudecidos enquanto eram esmagados. Após matar todos os nobres, a criatura retornou para o lago, deixando os pastores aterrorizados, mas ilesos.

Desde então, o Butatsch-cun-ilgs teria emergido do lago apenas mais duas vezes, em intervalos de aproximadamente cem anos, e provocando deslizamentos de terra e ravinas com seus movimentos. Dizem que às vezes um rugido distante e sobrenatural pode ser ouvido sobre as águas calmas do lago, e temendo que ele possa emergir a qualquer momento, pescadores evitam pescar no lago e pastores não permitirem que seus rebanhos se aproximem dele. Pais também costumam alertar seus filhos para que fiquem longe do local. 

Arte de WillOBrien

fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby