Image Map

7 de junho de 2022

Illhveli, as "Baleias do Mal"

۞ ADM Sleipnir

Taumafiskur, arte de Jose Muñoz

As Illhveli, ou “baleias do mal” são um grupo composto por dez baleias míticas que dizem terem vagado durante os tempos medievais pelas águas que rodeiam a Islândia. Elas são consideradas muito perigosas, pois possuem uma obsessão realmente perturbadora em destruir navios e tirar a vida de marinheiros. Seus nomes são Lyngbakur, Nauthveli, Sverdhvalur, Raudkembingur, MushveliStokkull, Hrosshvalur, TaumafiskurKatthveli e Skeljungur. Acreditava-se que apenas mencionar seus nomes já traria infortúnios sobre aqueles que o fizessem. 

Illhvelis variam em tamanho, com algumas delas sendo menores que a maioria das embarcações (ex. Katthveli), enquanto outras são tão grandes que poderiam ser confundidas com ilhas (ex. Lyngbakur). Outra característica interessante que essas baleias possuem é que algumas delas possuem uma aparência que remete a animais terrestres, como por exemplo a Hrosshvalur que se assemelha a um cavalo e a Katthveli que possui traços felinos.

Arte de Cyclone62

Enquanto elas possuem suas diferenças entre as espécies, as Illhvelis possuem duas coisas em comum:

  1. São criaturas malignas por natureza, tendo prazer em destruir as embarcações que encontram pelo caminho. Das dez, a Skeljungur é uma exceção ocasional, possuindo inclusive histórias onde ela ajuda humanos a confrontarem outras baleias;
  2. A carne de uma Illhveli não é comestível (exceção unicamente feita à carne da Skeljungur). Tentar cozinhar a carne de uma Illhveli fará com que ela desapareça de sua panela repentinamente. Além disso, apenas a tentativa de fazê-lo era considerado um crime.

Illhvelis gostam de destruir navios cada uma à sua maneira. Um Mushveli, por exemplo, usa sua caudas para se agarrar aos navios e afundá-los, enquanto um Stokkull tem o hábito de saltar sobre os navios, caindo sobre eles e os destruindo.

Hrosshvalur, arte de Turpentyne

Existem algumas maneiras de se proteger do ataque de uma Illhveli; a maneira mais fácil é lançar barris vazios na água para confundi-la e assim ganhar tempo suficiente para escapar. Navegar a toda velocidade em direção ao sol também é uma opção, pois os raios do mesmo farão com que a baleia tenha sua visão ofuscada. Se a baleia for uma Raudkembingur, ultrapassá-la fará com que ela morra de frustração.

Dizem que a maior inimiga de uma Illhveli é a baleia azul (islandês Steypireyður), pois ela é considerada a mais poderosa dentre as "baleias do bem" e irá confrontar qualquer Illhveli que encontrar pela frente. Por esse motivo, não é prudente prejudicar as baleias azuis; na verdade, acredita-se que matar uma baleia azul pode colocar uma terrível maldição sobre seu algoz.

Em publicações futuras, pretendo trazer postagens especificas falando sobre cada uma das Illhveli.

fontes:



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

11 comentários:

  1. Oi posso dar uma sugestão em abordar uma nova categoria abordar criaturas de série e filmes chamando de cine monstro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão. Tenho algumas idéias nesse sentido, mas ando sem tempo pra desenvolvê-las. Quem sabe no futuro.

      Excluir
  2. Cara, muito bom, não sabia sobre esse tipo monstro marinho. Elas não teriam nenhuma relação com o levitã teriam?🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As influências estão mais para o Kraken que para o Leviatã, mas pode ser que haja sim alguma relação, embora eu não tenha encontrado nada.

      Excluir
  3. MUITO BOM.
    TAMBEM NÃO CONHECIA.
    NÃO VEJO A HORA DE SAIR PUBLICAÇÕES DESTE SEREM INDIVIDUALMENTE.
    QUER VER OS DETALHES.
    EXISTEM BALEIA MITOLOGICAS DO BEM? OU AS BALEIAS REAIS COMO A BALEIA AZUL JA SÃO DO BEM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo demorar um pouco a conseguir concluir essa série, uma vez que estou com pouquíssimo tempo para mexer com o blog no momento, tudo o que está entrando estava previamente programado. Mas farei o possível para trazer conforme prometi. Sobre as baleias do bem, não encontrei nada além da baleia azul, que sim, trata-se das baleias azuis reais.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Estou ansioso para saber mais dessas incríveis criaturas, assim como aprender cada aspecto singular de cada um dos indivíduos que foi mostrado aqui.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela postagem!Quando pretende postar a continuação?Estou no aguardo, adoro histórias de monstros marinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Uma delas vai entrar mês que vem e as próximas ainda não tenho previsão, ainda não consegui tempo para terminá-las. Mas tem mais posts de monstros marinhos programados.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby