Image Map

11 de julho de 2022

Minokawa

۞ ADM Sleipnir

Arte de Yongji

Minokawa é um gigantesco pássaro (ou dragão, de acordo com algumas versões do mito) pertencente à mitologia e folclore filipino, em especial o folclore das tribos Bagobo de Mindanao. Como outras criaturas do folclore da região (por exemplo Bakunawa e Arimaonga), Minokawa também é creditada como sendo responsável por provocar eclipses. 

Histórias sobre ela variam muito conforme a região. A crença geral é que Minokawa habita "fora do céu, no horizonte oriental", o que é geralmente interpretado como sendo o espaço. Alguns acreditam que ela é tão grande que ela é capaz de engolir (ou apenas cobrir) o sol e/ou a lua. Já outros, como o povo lumad, creem que Minokawa é bem menor  que isso, tendo o tamanho de uma ilha e possuindo penas e garras afiadas como aço. 

Arte de Edward Pecson

Todas as noites, Minokawa fica à espreita da lua tentando devorá-la cada vez que ela aparece. Para tentar despista-la, a lua possui oito buracos no horizonte para entrar no céu e outros oito buracos para sair. Alternando-os todos os dias, ela quase sempre consegue evitar de ser devorada por Minokawa. Quando Minokawa finalmente consegue por suas garras na lua, é quando ocorre o eclipse lunar.Assim como ocorre com outras criaturas que tentam devorar a lua, durante um eclipse o Minokawa pode ser assustado pelos humanos, que devem gritar e bater panelas para produzir muito barulho e fazer com que ele deixe a lua em paz.

Conta-se que o objetivo de Minokawa após conseguir engolir a lua será engolir o sol e por último descer à Terra para devorar a ela e a todos os seus habitantes. 

Arte de TotemOfHorror

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Muito bom! o design da minokawa me fez lembrar um pouco o dragão do rei sem nome de darksouls 3, talvez tenha servido de inspiração 🤔

    ResponderExcluir
  2. Eu só não entendo o motivo da preocupação destes povos na Lua ser engolida, uma vez que certamente não conheciam a sua importância para as marés e outras mais coisas na Terra. O Sol, eu até entenderia este medo, pois já se conhecia sua importância para a agricultura entre outras coisas, como dissipar as trevas que trazem todo o Mal para a Terra, mas a Lua? Alguém sabe, para estes povos, qual seria a importância da Lua para a manutenção e/ou proteção da vida no planeta?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby