Image Map

23 de novembro de 2022

Curinqueãs

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Douglas Nogueira @oreticolo

Os Curinqueãs (também grafados Curinqueans ou Curiguerês) são uma mítica tribo de índios fabulosos e gigantescos, relatada pela primeira vez durante uma das viagens do explorador português Pedro Teixeira, por volta de 1639, e posteriormente documentada pelo padre português Simão de Vasconcelos, em torno do ano de 1663. 

Provavelmente fruto de uma representação enviesada, os Curinqueãs foram descritos como sendo verdadeiros colossos humanos, possuindo cerca de quase quatro metros de altura. Eles caminhavam desnudos e exibiam vistosos adornos de ouro nas orelhas, no nariz e nos beiços. Dentre os povos míticos documentados por Simão de Vasconcelos, os Curinqueãs foram referidos por ele como sendo respeitados por todos eles. 

fontes:





CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Post muito bom ADM 🍷🗿. Aproveitando eu tenho uma dúvida, para além dos Curinqueãs e Icamiabas por exemplo, você conhece mais algumas tribos míticas do Brasil?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby