Image Map

4 de novembro de 2022

Itoki

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Itoki é uma divindade criadora pertencente às crenças dos Misquitos (ou Mosquitos), povo indígena da América Central, que habitam historicamente a região da Mosquítia (a Costa dos Mosquitos), cujo território vai de Honduras até o Rio Grande, na Nicarágua. Dita habitar na Via Láctea, Itoki é vista como uma grande mãe-escorpião dotada de muitos seios, sendo responsável por enviar almas recém nascidas nas estrelas em sua jornada para a existência terrena. Da mesma forma, ela espera pacientemente em sua morada pela chegada das almas dos recém-falecidos, quando estas estiverem prontas para retornarem à ela.

Itoki possui um consorte chamado Maisahana, e juntos eles são vistos como a "primeira mãe" e o "primeiro pai". Eles são tidos como os fundadores de várias tribos de povos indígenas da América Central além dos Misquitos, como os TuachcaYuscoSumo Ulua.

fontes:

  • Goddesses for Every Day, de Julie Loar;
  • Encyclopedia of Ancient Deities, de Patricia Turner e Charles Russell Coulter.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Interessante como essa deusa escorpião da mitologia e folclore da américa central nova categória, está de alguma forma relacionada com os deuses primordiais da Mesopotâmia sendo descrita como primeira mãe e primeiro pai dando a contraparte Tiamat mãe dos monstros e Dragões e Apsu deus primordial das águas e ambos viveram num mar cósmico primordial

    ResponderExcluir
  2. De acordo com Luc Brisson em seu livro história da filosofia leituras de platão na página 314 ele fala ´´ E essa criação se fez sem nenhuma intervernção da inteligencia nem de qualquer deus que seja, nem da arte : simplemete pela natureza do acaso. Primeiramente os deuses, que de acordo com eles, têm sua existência de técnica e não da natureza ´´, isso diz claramente que todos od deuses têm a sua técnica de modelar o mundo como desejam.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby