Image Map

18 de novembro de 2022

Uoke

۞ ADM Sleipnir

Uoke é uma divindade tectônica e destruidora pertencente à mitologia da ilha Rapa Nui no Pacífico Sul, mais conhecida como a ilha de Páscoa. Segundo as lendas, ele é o responsável pela atual geografia da ilha.

De acordo com o mito, o que hoje é a ilha de Rapa Nui foi em tempos remotos apenas uma parte de um continente chamado Puku-Puhipuhi, que era tão grande quanto o atual continente americano. Tudo ia em paz até que um dia surgiu Uoke, o devastador, cuja diversão era levantar e afundar grandes massas de terra no mar usando uma gigantesca alavanca. Com ela, Uoke golpeava a extremidade de Puku-Puhipuhi onde Rapa Nui estava localizada, deixando-a quase que totalmente submersa enquanto a outra extremidade atingia sua altura máxima, acima da linha do mar. Uoke repetiu por vezes sua travessura (que segundo uma versão do mito, era no intuito de destruir a criação de Makemake, a quem invejava) até que um dia sua alavanca não suportou o peso e se partiu ao meio.

Sem sua alavanca, Uoke não pode continuar com seu jogo e foi embora da região, para nunca mais aparecer. Quanto a geografia da região, Rapa Nui, que no momento em que a alavanca de Uoke se partiu estava submersa, tornou-se uma pequena ilha na qual apenas os cumes das montanhas permaneceram emergidos do oceano. Já o resto do continente Puku-Puhipuhi permaneceu acima da linha d' água, sendo assimilado ao que hoje é a América do Sul.

Arte de Lukas Bravo


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. atividades tectonicas refere-se ao movimento das placas tectonicas, os quais provocam terremotos, erupções, tsunamis, entre outros.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Como explicado no comentário anterior, Uoke provocava todo o tipo de transformações nas ilhas através do movimento que fazia com sua alavanca.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby