Image Map

11 de novembro de 2022

Xi He

۞ ADM Sleipnir

Xi He (ou Xihe, chinês  羲和) é uma deusa solar chinesa, famosa por ser a mãe de dez pássaros-sóis, os quais em tempos remotos quase destruíram a Terra. Ela é a primeira consorte de Taiyang Dijun (chinês 帝俊), o deus do céu oriental, que também é casado com a deusa lunar Changxi  (chinês 常 羲, que apesar do nome e da relação com a lua, não é a mesma que Chang'e)

De acordo com a mitologia, todos os dias Xi He conduzia a carruagem solar pelo céu  levando consigo um de seus filhos, enquanto os outros aguardavam sua vez em uma amoreira chamada Fusang, situada no Mar do Leste. 


Tudo ia bem até que certo dia os dez irmãos resolveram passear juntos ao mesmo tempo. Xi He tentou impedi-los de saírem juntos, mas não obteve sucesso. Seu marido e o pai deles, Dijun, também falhou na tarefa de convencê-los a retornar para Fusang. 

O calor produzido pela presença dos dez pássaros-sóis ao mesmo tempo no céu causou muitos problemas à humanidade, quase levando-a a extinção. Dijun não teve escolha a não ser pedir ajuda ao herói Hou Yi. Uma vez que Hou Yi também não conseguiu persuadir os pássaros-sóis a deixarem o céu e retornarem à sua morada, ele atirou suas flechas contra eles, matando-o um após outro até sobrar somente um pássaro-sol no céu. Este ficou encarregado de iluminar o mundo todos os dias, agora sem contar com seus irmãos para revezar a tarefa.

Arte de Amava


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby