۞ ADM Sleipnir
Xi He (ou Xihe, chinês 羲和) é uma deusa solar chinesa, famosa por ser a mãe de dez pássaros-sóis, os quais em tempos remotos quase destruíram a Terra. Ela é a primeira consorte de Taiyang Dijun (chinês 帝俊), o deus do céu oriental, que também é casado com a deusa lunar Changxi (chinês 常 羲, que apesar do nome e da relação com a lua, não é a mesma que Chang'e)
De acordo com a mitologia, todos os dias Xi He conduzia a carruagem solar pelo céu levando consigo um de seus filhos, enquanto os outros aguardavam sua vez em uma amoreira chamada Fusang, situada no Mar do Leste.
Tudo ia bem até que certo dia os dez irmãos resolveram passear juntos ao mesmo tempo. Xi He tentou impedi-los de saírem juntos, mas não obteve sucesso. Seu marido e o pai deles, Dijun, também falhou na tarefa de convencê-los a retornar para Fusang.
O calor produzido pela presença dos dez pássaros-sóis ao mesmo tempo no céu causou muitos problemas à humanidade, quase levando-a a extinção. Dijun não teve escolha a não ser pedir ajuda ao herói Hou Yi. Uma vez que Hou Yi também não conseguiu persuadir os pássaros-sóis a deixarem o céu e retornarem à sua morada, ele atirou suas flechas contra eles, matando-o um após outro até sobrar somente um pássaro-sol no céu. Este ficou encarregado de iluminar o mundo todos os dias, agora sem contar com seus irmãos para revezar a tarefa.
Arte de Amava |
Muito bom.
ResponderExcluirPoderia trazer mais da mitologia anglo saxa personagens reais mistérios e objetos e artefatos por favor
ResponderExcluirAhhhh, qualé, mataram os pássaros!!
ResponderExcluirMuito interessante esse mito, talvez seja a razão dos chineses produzirem sois artificiais, será que não vai ser como os dez pássaros ou filhos da deusa solar yi he ???
ResponderExcluir