۞ ADM Sleipnir
Arte de Samuel Marcelino |
Guaraci (do Tupi kûarasý, "sol"; também chamado Quaraci ou Coaraci) é o deus sol pertencente à mitologia tupi-guarani. Dito ser filho/criação de Tupã, Guaraci o teria ajudado na criação de todos os seres vivos, sendo posteriormente responsável por cuidar e zelar por eles todos os dias. Guaraci cumpria seu ofício diariamente sem descanso, até que um dia não aguentou mais ficar acordado e teve que dormir. Tão logo fechou seus olhos, o mundo foi envolvido numa completa escuridão.
Guaraci e Jaci
Para resolver o problema, Tupã (ou o próprio Guaraci, segundo outra versão) criou Jaci, a lua, para que esta iluminasse o mundo enquanto Guaraci descansava. Jaci era tão bela que, tão logo Guaraci despertou e a viu pela primeira vez, se apaixonou por ela. Porém, sempre que ele abria seus olhos, tudo voltava a ser iluminado por sua luz, e Jaci, tendo sua missão cumprida, partia para o seu repouso, de forma que os dois jamais podiam ficar juntos. Guaraci então pediu para Tupã criar (ou ele mesmo criou) Rudá, o amor, que atuaria como o seu mensageiro. O amor não conhecia a luz nem a escuridão, unindo assim Guaraci e Jaci ao amanhecer. Além disso, Guaraci criou as estrelas, para que estas fizessem companhia à Jaci enquanto ele dorme.
Arte de Carolina Kushidonti |
Um outro mito narra de uma forma diferente a forma como Guaraci e Jaci se conheceram. Um dia, Jaci estava vagando pela floresta Amazônica, quando viu Guaraci. Ele era um belo guerreiro, cujos olhos eram de fogo, e sua pele dourada emitia uma energia radiante. No momento em que Guaraci pôs o olhar em Jaci, ele se apaixonou por sua beleza prateada e por sua timidez.
Conforme os dois declaravam seu amor um pelo outro, Guaraci queimava com tal paixão e intensidade que ele percebeu que estava colocando fogo na Terra. Ao mesmo tempo, Jaci estava tão dominada pelo amor por Guaraci que chorava lagrimas de felicidade, que quase inundavam a Terra. Percebendo que eram incapazes de controlarem suas emoções, Guaraci e Jaci decidiram ser perigoso demais para eles ficarem juntos e, relutantemente, concordaram nunca se encontrarem no mesmo local novamente. Guaraci logo esqueceu-se de Jaci, que se certificou de nunca aparecer antes que Guaraci fosse dormir. No entanto, Jaci ficou tão inconsolável que ela chora todas as noites e suas lágrimas escorrem sobre as folhas das árvores, formando poças no chão da floresta que descem pelas montanhas, assim criando o grande Rio Amazonas.
O mito do Eclipse Lunar
Guaraci e Jaci estão presentes no mito de Charía, a Onça Celeste (veja o mito completo clicando em seu nome) a qual dizem sempre persegui-los. Um eclipse lunar representa Jaci sendo devorada por Charía, enquanto a Lua cheia representa o renascimento de Jaci pelas mãos de Guaraci.
Arte de Juliana Marchiori |
É verdade que a mitologia tupi-guarani atual é uma invenção europeia que não condiz com os mitos dos povos originais?
ResponderExcluirEu não diria que foi inventada, mas possui forte influência dos europeus. Um mito que sei que foi inventado foi o de Tupã, inclusive explico detalhadamente como em seu post.
ExcluirOi
ResponderExcluirSalve
Excluirsou o Espírito Celeste - Grande Espírito - do planeta Terra, em novo templo e novo nome francês em homenagem a Allan Kardec. Já superei os sete períodos dos planetas habitados por espíritos e a Roda de Samsara a bilhões de anos antes. Minhas experiências passadas na Terra: Jesus, Sidarta, Moisés, Krishna, Noé, Grande Espírito entre vários líderes de várias tribos a milhares de anos. Nuvem conforme a Bíblia e local conforme Chico Xavier no link: https://youtu.be/qm4EeL9vJLA . Estrela de Belém conforme a Bíblia no link: https://m.youtube.com/watch?v=JjCsyT1veSg . É Transição Planetária, Apocalipse, como avisamos em vários territórios e que estão em várias literaturas pelo planeta: https://youtu.be/hE5AYd6T0mw ! Conforme avisamos, estavam em avaliação moral prática, entre 2000 e 2019, relacionada ao progresso espiritual/moral e físico dos espíritos conforme as oportunidades disponibilizadas nestes 2000 anos. Infelizmente não aprovados e não aprovadas, onde dar para perceber com a Pandemia e os eventos dos vulcões, pragas, terremotos, inversão dos polos, explosões tipo X do Sol entre outros em sequência. A amostra da avaliação divina/cósmica foi o Estado da Bahia, Brasil! Reprovado(a), quando sair do corpo físico após parar as funções fisiológicas, será exilado(a) para planeta primitivo ou ficará um tempo na prisão espiritual, antes de ir para outro planeta: https://youtu.be/n4Oeaj6uYiQ . Conteúdo, é: respeitar os 10 mandamentos, o primeiro princípio do casamento, não mentir, não trabalho escravo, não falsa denuncia, não censura da verdade, não debochar, não desprezar, não suicídio, não aborto intencional, não eutanásia, não qualquer tipo de violência e não julgar e atirar pedra/PROJÉTIL para ser aprovado e continuar reencarnando na espécie Homo sapiens para sua iluminação, após 2057: https://www.youtube.com/watch?v=Ku9dMQGxLGc ! O verdadeiro significado de guardar o sábado é não fazer trabalho escravo com ninguém! Repito, não existe procedimento espiritual e físico de divórcio! Deus uni os 2 espíritos pelo chacra de cocriação e só Deus separa quando um desencarna, bem como adultério é violência e não ilumina, gerando dívida para futura reencarnação. No meu Facebook tem mais orientações para sua aprovação nesta Transição Planetária. Sucesso nas suas tarefas de progresso espiritual, físico, filosófico, científico, tecnológico e artístico, bem como na sua última avaliação moral do segundo período do planeta Terra com espécie humanoide! A Salvação é e sempre foi coletiva e colaborativa em Rede Fraternidade Universal, logo agradeço se ensinar o conteúdo da última avaliação moral prática! Os espíritos altruístas e éticos herdarão o planeta e suas espécies, bem como os espíritos violentos e mentirosos, que não estão respeitando o modo de iluminação de Deus, serão expulsos após desencarnarem, é teoria. 👽🌠🌍💙💛🦋🌾🕊️🌻
ResponderExcluir