Image Map

16 de novembro de 2022

Guaraci

۞ ADM Sleipnir

Arte de Samuel Marcelino

Guaraci (do Tupi kûarasý, "sol"; também chamado Quaraci ou Coaraci) é o deus sol pertencente à mitologia tupi-guarani. Dito ser filho/criação de Tupã, Guaraci o teria ajudado na criação de todos os seres vivos, sendo posteriormente responsável por cuidar e zelar por eles todos os dias. Guaraci cumpria seu ofício diariamente sem descanso, até que um dia não aguentou mais ficar acordado e teve que dormir. Tão logo fechou seus olhos, o mundo foi envolvido numa completa escuridão.

Guaraci e Jaci

Para resolver o problema, Tupã (ou o próprio Guaraci, segundo outra versão) criou Jaci, a lua, para que esta iluminasse o mundo enquanto Guaraci descansava. Jaci era tão bela que, tão logo Guaraci despertou e a viu pela primeira vez, se apaixonou por ela. Porém, sempre que ele abria seus olhos, tudo voltava a ser iluminado por sua luz, e Jaci, tendo sua missão cumprida, partia para o seu repouso, de forma que os dois jamais podiam ficar juntos. Guaraci então pediu para Tupã criar (ou ele mesmo criou) Rudá, o amor, que atuaria como o seu mensageiro. O amor não conhecia a luz nem a escuridão, unindo assim Guaraci e Jaci ao amanhecer. Além disso, Guaraci criou as estrelas, para que estas fizessem companhia à Jaci enquanto ele dorme.

Arte de Carolina Kushidonti

Um outro mito narra de uma forma diferente a forma como Guaraci e Jaci se conheceram. Um dia, Jaci estava vagando pela floresta Amazônica, quando viu Guaraci. Ele era um belo guerreiro, cujos olhos eram de fogo, e sua pele dourada emitia uma energia radiante. No momento em que Guaraci pôs o olhar em Jaci, ele se apaixonou por sua beleza prateada e por sua timidez.

Conforme os dois declaravam seu amor um pelo outro, Guaraci queimava com tal paixão e intensidade que ele percebeu que estava colocando fogo na Terra. Ao mesmo tempo, Jaci estava tão dominada pelo amor por Guaraci que chorava lagrimas de felicidade, que quase inundavam a Terra. Percebendo que eram incapazes de controlarem suas emoções, Guaraci e Jaci decidiram ser perigoso demais para eles ficarem juntos e, relutantemente, concordaram nunca se encontrarem no mesmo local novamente. Guaraci logo esqueceu-se de Jaci, que se certificou de nunca aparecer antes que Guaraci fosse dormir. No entanto, Jaci ficou tão inconsolável que ela chora todas as noites e suas lágrimas escorrem sobre as folhas das árvores, formando poças no chão da floresta que descem pelas montanhas, assim criando o grande Rio Amazonas.
O mito do Eclipse Lunar

Guaraci e Jaci estão presentes no mito de Charía, a Onça Celeste (veja o mito completo clicando em seu nome) a qual dizem sempre persegui-los. Um eclipse lunar representa Jaci sendo devorada por Charía, enquanto a Lua cheia representa o renascimento de Jaci pelas mãos de Guaraci.

Arte de Juliana Marchiori



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. É verdade que a mitologia tupi-guarani atual é uma invenção europeia que não condiz com os mitos dos povos originais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não diria que foi inventada, mas possui forte influência dos europeus. Um mito que sei que foi inventado foi o de Tupã, inclusive explico detalhadamente como em seu post.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby