۞ ADM Sleipnir
Devil May Cry (japonês :デビル メイ クライ), também conhecido pela sigla DMC, é uma franquia de jogos de ação e aventura criada por Hideki Kamiya e desenvolvido e publicado principalmente pela Capcom. O primeiro título foi lançado em 2001 e o último até o momento foi lançado em 2020. Uma adaptação em anime foi lançada em 2007.
Uma alusão à obra Divina Comédia de Dante Alighieri, a série é centrada no caçador de demônios Dante e seus esforços para impedir várias invasões demoníacas da Terra, porém ao longo da série outros personagens dão as caras, como Trish, Vergil, Lucia, Lady e Nero.
|
da esquerda para a direita: Lady, Dante, Vergil e Trish |
A jogabilidade da série consiste em cenas de combate nas quais o jogador deve tentar estender longas cadeias de ataques, evitando danos e exibindo um combate estilizado variando seus ataques. Este combate, junto com o tempo e o número de itens coletados e usados, são considerados na classificação do desempenho do jogador.
Listamos abaixo as principais referências presentes na série.
Dante e Vergil
O principal protagonista da franquia e seu irmão tiveram seus nomes obviamente inspirados nos protagonistas da Divina Comédia, Dante (que por sua vez personifica o próprio autor da obra) e Virgílio (que foi inspirado em Publius Vergilius Maro, um antigo poeta romano).
Temen-ni-gru
Palco dos principais eventos em DMC3, Temen-ni-gru é uma torre profana que abriga o verdadeiro portal para o Mundo Demoníaco. Originalmente selada pelo demônio Sparda (pai de Dante e Vergil) há milhares de anos, Arkham (pai de Lady) e Vergil ergueram e reativaram a torre, embora seus portais tenham sido fechados novamente pouco tempo depois. O nome Temen-ni-gru é derivado do neo-sumério Grande Zigurate de Ur, chamado "E-temen-nigur (u) (literalmente "casa cuja fundação cria terror" em sumério), construído para adorar o deus lunar Nanna/Sin.
Seu design baseia-se fortemente na Torre de Babel, particularmente na pintura feita por Pieter Bruegel. Enquanto a Torre de Babel foi construída para invadir o Céu, Temen-ni-gru foi construída como uma porta de entrada para o Inferno. Sete estátuas de sinos demoníacos deixadas em toda a torre são uma referência aos sete pecados capitais: Orgulho, Ganância, Luxúria, Inveja, Gula, Ira e Preguiça. Esses sete conceitos também aparecem na Divina Comédia como camadas do Purgatório, a montanha que Dante sobe ao céu, assim como os sinos são encontrados em diferentes andares da torre.
Cérbero (Cerberus)
|
King Cerberus (DMC5) |
Cérbero era o cão de guarda de três cabeças de Hades/Plutão na mitologia greco-romana. Na Divina Comédia, ele reprisa esse papel, dilacerando os espíritos dos mortos enquanto eles tentam passar pelo portão do inferno. No Inferno, Virgílio o acalma jogando terra em sua boca, permitindo que ele e Dante prossigam.
|
Cerberus (DMC3) |
Em DMC3, Cérbero (também referido pelo título de Guardião de Gelo) é o chefe da Missão 03, sendo o Guardião da entrada de Temen-ni-gru, tendo sido acorrentado e selado no local por Sparda. Após sua derrota, eles pode ser utilizados como arma por Dante, tornando-se um nunchaku triplo. Em DMC5, outro Cérbero, denominado Rei Cérbero, é confrontado na Missão 16. Suas cabeças possuem poderes elementais de fogo, gelo e raio. Após derrotá-lo, Dante obtém o King Cerberus Devil Arm, também um nunchaku triplo.
Agni e Rudra
|
Agni (vermelho) e Rudra (azul) |
Agni e Rudra são duas divindades védicas, sendo Agni o deus do fogo, e uma figura incrivelmente importante na antiga religião védica. Rudra é o deus da tempestade, provavelmente uma forma do deus Shiva. Em DMC3, eles são um par de espadas demoníacas gêmeas vivas seladas pelo próprio Sparda em Temen-ni-gru. Eles são os chefes da Missão 5 e, após sua derrota, eles podem ser utilizados como armas por Dante.
Beowulf
Beowulf é o chefe da Missão 11 de DMC3, nomeado em referência ao grande herói da lenda geta, famoso por arrancar o braço do monstro Grendel e derrotá-lo com as próprias mãos. Quando derrotado, se torna uma arma na forma de manoplas e grevas, cujo estilo de combate físico também referenciam ao herói. A aparência de Beowulf, no entanto, parece ter sido inspirada no demônio sumério Pazuzu.
|
Dante diante de Beowulf |
Gerião (Geryon)
Em DMC3, Gerião é uma espécie de corcel demoníaco capaz de controlar o tempo. Ele se assemelha a um enorme cavalo de cor escura com uma crina e cauda de chamas azuis, com seus cascos, boca e olhos também possuindo um brilho azul. Gerião puxa um grande carro fúnebre feito de aço preto, com rodas com pontas afiadas ao longo das bordas.
|
Geryon (DMC3) |
Embora exista um Gerião na mitologia grega, o de DMC pega inspiração no Gerião presente na Divina Comédia. Lá ele é uma uma besta semelhante a um dragão que choca e assusta Dante. No entanto, Virgílio pede uma carona em suas costas, e eles a usam para descer às camadas inferiores do inferno. Seu visual, por outro lado, pega inspiração nas lendas irlandesas acerca da carruagem da morte, Cóiste Bodhar. Nevan
Nevan, também chamada de "bruxa relâmpago", é um dos guardiões demoníacos de Temen-ni-gru selados por Sparda. Ela é uma chefe em DMC3, combatida durante a Missão 09, e novamente na Missão 18. Nevan é uma espécie de vampira/súcubo que seduz os humanos pelo caminho sombrio para o Inferno. Ela luta com uma combinação de raios e morcegos, que defendem e atacam por ela.
Seu nome se origina de um santo irlandês, enquanto a personagem em si teria sido inspirada em uma Leannán sídhe, uma fada maligna que age como uma espécie de súcubo. No início do desenvolvimento da personagem, ela se chamava Morrigan, o mesmo nome da deusa irlandesa da vingança, guerra e morte.
Leviathan
|
Leviathan (DMC3) |
Leviathan é um colossal monstro voador parecido com uma baleia que Dante encontra em DMC3. Ele engole Dante no início da Missão 8, e ele deve lutar para sair de seu interior. Seu nome é inspirado no
Leviatã, uma besta marinha de tamanho titânico mencionada na Bíblia, posteriormente classificada como um demônio, associado ao pecado da inveja. O plot dele engolindo Dante é uma referência ao profeta Jonas.
Artemis
|
Artemis (DMC3) |
Inspirada em Ártemis, a deusa grega da caça, Artemis é uma arma demoníaca criada pelo armeiro demoníaco Maquiavel, que dispara flechas imbuídas de energia demoníaca. Ela tem a capacidade de disparar vários tiros em um ou vários inimigos ao mesmo tempo. Ela é utilizada por Dante e por Trish em DMC3, e em DM5 ela se tornou um demônio totalmente funcional depois que Urizen, o antagonista do jogo, usou a caçadora de demônios Lady como um núcleo para o Braço do Diabo. Este demônio acabou sendo destruído por Nero, que libertou Lady de seu corpo.
|
O demônio Artemis |
Bolverk é um poderoso demônio, derrotado por Sparda e posteriormente convocado pelo antagonista de DMC2, Arius, atuando como chefe das Missões 11 e 16 do game. Sua aparência esquelética é uma referência aos Draugrar, espíritos vingativos morto-vivos pertencentes ao folclore escandinavo.
Na mitologia nórdica, Bolverk é um pseudônimo que Odin usou enquanto se disfarçava de humano. Tradicionalmente, Odin tem apenas um olho, fato refletido pelos olhos de formato desigual de Bolverk. O uso de uma lança por Bolverk também corresponde a lança de Odin, Gungnir. Os lobos que o acompanham, Geri e Freki, também são baseados nos lobos que acompanham Odin.
|
Bolverk em DMC2, acompanhado de Geri e Freki |
Nefasturris
Nefasturris é o chefe da Missão 6 do cenário de Dante em DMC2 . Ele emerge de um arranha-céu na cidade de Uroboros, mas Dante o derruba, eventualmente matando-o e seguindo rumo a Arius. Sua aparência parece ter sido baseada no yokai Gashadokuro, um esqueleto gigante, criado a partir dos ossos de numerosos cadáveres.
|
Nesfasturris |
Echidna é uma serpente demônio gigante que governa a grande floresta nas profundezas do Mundo dos Demônios. Ela assumiu o controle da Floresta Mitis, onde ela voa e espalha seus ovos-semente Quimera para propagar mais demônios, com os quais ela planeja criar um mundo onde os demônios prosperariam. Tanto Nero quanto Dante encontram Echidna e lutam contra ela durante os eventos de DMC4. Foi inspirada na criatura de mesmo nome presente na mitologia grega.
|
Echdina (DMC4) |
Doppelganger
Doppelganger é um demônio composto de sombras, que assume a mesma forma de seus inimigos ao refratar a luz em várias direções. Ele é encontrado como um chefe em DMC3. Foi inspirado no conceito de mesmo nome, que fala sobre a existência de duplicatas de uma pessoa, geralmente fantasmagórica, e cujo avistamento é um prenúncio de má sorte.
|
Doppelganger (DMC3) |
Mundus
Também conhecido como o Príncipe das Trevas , é o principal antagonista da franquia DMC1. Ele é um príncipe demoníaco que governou o Mundo dos Demônios há dois mil anos, derrubando o governante anterior e ameaçando o mundo humano. Algum tempo depois de conquistar o trono do diabo, o governo de Mundus foi desafiado pelo deus demônio Argosax, e uma grande guerra se seguiu que dividiu o submundo em dois lados. Ao tentar dominar o Mundo Humano , o espadachim demoníaco Sparda, seu braço direito na época, se rebelou e derrotou ele e seus exércitos, selando-o em um cofre na Ilha Mallet.
Mundus recebe o nome de um poço supostamente cavado e selado por Rômulo como parte dos ritos de fundação de Roma. Ele também é identificado no jogo duas vezes com Plutão.
|
Mundus (DMC1) |
Alastor e Ifrit
|
Alastor |
Essas são duas armas que Dante utiliza em DMC1. Alastor é uma arma viva, a "Espada do Trovão" e o "Espírito do Relâmpago". Só pode ser manejada pelo "escolhido" que pode conquistá-la, mas é capaz de conceder ao seu possuidor velocidade da luz e capacidade aérea. Já Ifrit é uma manopla que carrega o espírito de um demônio do elemento fogo e seus ataques são carregados com o fogo mágico do inferno, muito mais intenso do que qualquer fonte natural de chamas. Como Alastor , Ifrit só pode ser usado por alguém forte o suficiente para resistir à sua natureza demoníaca.
|
Ifrit |
Na mitologia grega, Alastor é um daimon, provavelmente filho de Nix, a noite, e a personificação da punição contra os descendentes daqueles que cometeram crimes contra a família. Era companheiro das Erínias, e vivia junto delas no reino dos mortos. Também é um epíteto de Zeus, no papel de vingador de maus atos, e daí sua inspiração. Ifrit é uma classe de gênios de fogo presentes na mitologia árabe.
Jokatgulm
|
Jokatgulm (DMC2) |
Jokatgulm é um poderoso demônio de DMC2 que vive na água. Ela emerge da água no porto da Cidade Baixa, no final da Missão 4 do cenário de Dante e da Missão 3 do cenário de Lucia. Jokatgulm compartilha várias características com a Hidra de Lerna da mitologia grega, particularmente sua aura venenosa e residência aquosa, e sua capacidade de regenerar seus tentáculos é uma reminiscência da capacidade da hidra de gerar novas cabeças.
Berial
|
Berial (DMC4) |
Berial é um chefe encontrado em DMC4. Ele é um enorme demônio centauro com face leonina, vindo de um círculo particularmente bárbaro e cruel do submundo conhecido como ''Inferno de Fogo". Nero luta contra Berial na Missão 2: La Porte De L'Enfer, e Dante o enfrenta na Missão 16: Inferno. Seu nome é inspirado no demônio Belial, 68º espírito listado na Goetia. No Cristianismo, Belial é mencionado também no Novo Testamento como o oposto da luz, do bem e de Jesus Cristo.
Furiatauro
Furiatauro é um chefe que aparece em DMC2, encontrado na Missão 8 do cenário de Dante. É baseado no Minotauro, que assim com Gerião, aparece não só na mitologia grega mas também na Divina Comédia. Seu visual foi inspirado nas xilogravuras do touro de bronze um suposto instrumento de tortura, ou execução, era um forno de bronze em forma de touro. A vítima seria colocada dentro do forno e lentamente assada viva enquanto o metal começava a esquentar.
fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!